No próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 14 horas, decorrerá, na Sala de Colóquios da Fissul, a “Conferência Laranja XXI”, que reunirá diversos especialistas em temas relacionados com a citricultura.

Integrada no programa da III Mostra Silves Capital da Laranja, a conferência terá como objetivo debater temas ligados ao planeamento e financiamento agrícolas e vertentes mais científicas.

O programa previsto é o seguinte:

14h00 – Sessão de Abertura, com a presença de: Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma | Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve  Pedro Valadas Monteiro | Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, Amílcar Duarte

14h20 – Abertura dos trabalhos

14h30 – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (AMAL) | Recursos Hídricos e Agricultura, com Luís Dias (Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa)

15h00 – Huanglongbing (HLB), uma ameaça à citricultura. O caso do Brasil, com Paulo Paiva (IFTM Campus Uberaba-Brasil/UAlg)

15h30 – A Tristeza dos citrinos. Novas ameaças e linhas de investigação em curso, com Natália Marques (Fac. Ciências e Tecnologia da UAlg)

16h00 – Coffee Break

16h30 – A rega dos citrinos, com José Carlos Tomás (Dir. Regional de Agricultura e Pescas do Algarve)

17h00 – AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, com José Oliveira  (AlgarOrange)

17h30 – Debate

18h30 – Encerramento dos trabalhos

A III Mostra Silves Capital da Laranja será inaugurada no dia 15, às 10h30 e que contará com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.

Partilhar: