O Município de Silves lançou uma campanha de implementação de compostagem doméstica e compostagem comunitária direcionada, numa primeira fase, às freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines.

A iniciativa, pioneira no Algarve, é uma das atividades previstas no âmbito de uma candidatura comunitária mais abrangente, co financiada a 85% pelo fundo de Coesão.

Neste contexto, está prevista a distribuição de cerca de duas centenas de compostores, assim como a distribuição de baldes para apoio aos aderentes (munícipes, instituições ou comerciantes). A participação depende de inscrição prévia, através do preenchimento de formulário próprio, disponível no portal do Município de Silves.

O referido formulário deverá ser enviado para o email residuos@cm-silves.pt podendo, ainda, ser entregue em papel na Câmara Municipal de Silves ou nas juntas de freguesias de S. Marcos da Serra e SB Messines.

Numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um compostor, um balde de apoio e um guia com instruções, no caso de compostagem doméstica; ou um kit composto por balde de apoio e um guia com instruções, no caso da compostagem comunitária.

De salientar que a correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental, pelo que, através deste projeto inovador a autarquia pretende dar cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves.

Câmara Municipal de Silves

 

Partilhar: