A potencial riqueza económica que é oferecida pelo mar vai ser analisada, no próximo dia 28 de Abril (Sexta-feira), no Centro Cultural de Vila do Bispo por uma série de especialistas de diversas áreas no âmbito do «II Seminário Potencialidades de um Concelho».

Os trabalhos têm início logo pelas 9H30, com uma intervenção do presidente da Câmara local, Adelino Soares, seguindo-se, de imediato, um painel sobre os “Desportos Náuticos”. A palavra vai ser dada a personalidades ligadas a modalidades como o surf, bodyboard, windsurf, supaddle e pesca submarina. Vão intervir a campeã de bodyboard Joana Schenker; o presidente da Comissão Nacional de Mergulho da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, Fernando Pereira; a presidente do Algarve Surf Clube, Zara Mata; Joel Ramos, da Wind4all e Miguel Ferreira, da Goodfeeling.

O segundo tema do dia vai focar a vertente dos “Recursos Marinhos”. Sob a moderação de Valentina Calixto (Directora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina) vão subir ao palco Sérgio Faias (Vogal do Conselho de Administração da Docapesca Portos e Lotas, S.A.) para falar do “Pescado de Sagres”; Conceição Gago  (Agência Portuguesa do Ambiente, Região Hidrográfica do Algarve) para produzir uma intervenção sobre a “Qualidade das Águas do Mar e das Praias de Vila do Bispo”; Teresa Horta (Departamento de Biologia da Universidade de Évora) vai falar de “Biologia e Sustentabilidade da Actividade Marisqueira” e Rodrigo Clímaco (Biólogo Marinho) de “Aquacultura Atlântica na Costa de Vila do Bispo”.

O terceiro painel será dedicado à “Biodiversidade”, tem como moderadora Maria de Lurdes Cristiano (Directora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve) e como intervenientes Pedro Lima (Biólogo Marinho – Sea4us), um representante do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e a Bióloga Marinha Sara Magalhães.

Pelas 15H45 será assinado um protocolo de colaboração para a realização da 8ª edição do Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza de Sagres, entre o Município de Vila do Bispo, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

O último painel terá como tema geral “Histórias do Mar” e contará com a moderação do reitor da Universidade do Algarve, António Branco. Participam o historiador Artur de Jesus, o arqueólogo João Pedro Bernardes, o geólogo Pedro Costa e o biólogo marinho Luís Bentes.

Por esta altura, a sessão já deverá ir adiantada, mas ainda haverá tempo para os investigadores do Centro de Investigação Naval Augusto Salgado e Jorge Russo falarem do Projecto U35 – A rota e os afundamentos de um submarino alemão nos mares de Sagres, no contexto da 1ª Guerra Mundial.

A sessão de encerramento ficará a cargo do presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, e do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário. 

Partilhar: