Hoje em dia fala-se muito sobre Coaching! A origem do termo vem do desporto, onde ter um Coach significa ter um Treinador que puxa pelos seus atletas ou Equipa e que os leva a superarem altos níveis de performance ou desempenho!

No Coaching Empresarial não difere muito o Plano de trabalho de uma forma genérica! Os atletas são substituídos pelos empresários e o trabalho com os mesmos e a suas Equipas também requer treino, alinhamento e prática no uso de determinadas ferramentas. Mas estas são vocacionadas para o aumento da rendibilidade dos Negócios.

Existem necessidades constantes por preencher da parte do Empresário, quer ao nível do Planeamento Estratégico, Produtividade das Equipas, desenvolvimento da área Comercial, estratégias de Marketing ou Comunicação, enfim, da sistematização do Negócio!

É aí que entra o Coach Empresarial como uma peça que vai articular e interligar todos estes departamentos da empresa e alinhar os objectivos do Empresário e da Equipa com uma visão mais estruturada.

   

Actualmente ter um Coach Empresarial não é um luxo, é um suporte efectivo para satisfazer determinadas necessidades emergentes na empresa! É alguém de fora que está ao lado do empresário e disposto a ouvi-lo, a orientá-lo incondicionalmente, procurando reeducá-lo com o fim de atingir os seus objectivos, facilitando todo o processo.

Muitas vezes o Empresário sente-se perdido e desmotivado! Já sentiu isso algumas vezes no decurso da sua actividade?

É natural que, por vezes, todos nós necessitemos de uma “injecção” extra com os ingredientes certos para recuperar energias e encontrar soluções práticas para os nossos desafios diários! No Coaching Empresarial, essas injecções são semanais e procuramos em conjunto estudar esses ingredientes para dar continuidade aos objectivos estabelecidos.  

Chegar mais LONGE e de uma forma PLANEADA é possível apenas com alguma organização e vontade!

Nos Programas de Coaching que estabeleço com os meus clientes iniciamos sempre com um Diagnóstico Empresarial, para avaliarmos os desafios dos Empresários e as metas que pretendem alcançar na Empresa.

Depois de estudarmos qual o Programa que melhor se adapta às suas necessidades, inicia-se o processo de Coaching com uma Reunião de Alinhamento, onde se alinham objectivos do Empresário com a Empresa e a Equipa e onde se liga esse trabalho ao Programa de Coaching escolhido.

Depois deste passo dado, vem a construção do 1º Plano a 90 Dias, orientado igualmente para desenvolver-se acções concretas na obtenção dos resultados desejados. Este é um Plano Trimestral, mas orientado no decurso dos objectivos anuais que a Empresa tem delineado.

Esta é uma forma de Coaching Individual para o Empresário! Podendo existir o complemento do Coaching de Grupo com uma Academia de Negócios https://tinyurl.com/y99jspo9 , onde é dada formação no âmbito dos Negócios. Pode também acontecer a necessidade de construir uma Academia Interna, onde a equipa recebe coaching e formação específica.

Todos os Programas de Coaching são desenvolvidos segundo as necessidades reais e adaptados aos objectivos e metas pretendidos. Cada Empresa e Empresários são únicos, mas o Coaching é transversal como ferramenta de trabalho.

O tempo de duração de cada Programa é igualmente adaptado, mas havendo sempre um mínimo considerado eficaz. A cada conjunto de metas alcançadas pode estabelecer-se outro conjunto para alcançar.

Posso referir que ao fim de 4 meses já existem mudanças significativas nas empresas, tornando o trabalho mais produtivo! Primeiro sente-se a qualidade do trabalho e de seguida a rendibilidade da empresa. Os processos vão ganhando consistência e a máquina fica mais oleada, gerando-se maior produtividade e maior liberdade para o empresário.

O equilíbrio pessoal e o equilíbrio empresarial ficam alinhados.

Mas como é óbvio, o trabalho vai ser realizado pelo empresário e a sua equipa e orientado pelo Coach! Estando o Coach sempre atento à correcção da rota necessária e que ganhem o foco preciso. Este é um TRABALHO de EQUIPA!

Nestes 8 anos como Coach Empresarial, já vi Empresas ultrapassarem níveis de produção que não acreditavam ser capazes de alcançar! Com alguma organização, método e motivação, todos os Empresários podem atingir as suas METAS! 

E o nosso Algarve pode CHEGAR + LONGE, produzindo + e MELHOR!

Qualquer pergunta, estarei disponível para responder, através do email: heldergoncalves@actioncoach.com

Convido-os a visitarem a minha página onde podem obter mais informações: https://www.actioncoachportugal.pt/helder-goncalves

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Helder Gonçalves
Business & Executive Coach da ActionCOACH

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar: