A Câmara de Portimão apresentou, na quinta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o essencial do programa “Portimão Cidade Europeia do Desporto”. No total, a presidente da autarquia garantiu que ao longo do corrente ano vão decorrer “mais de mil eventos desportivos com uma média superior a três por dia, envolvendo cerca de 40 mil atletas até final do ano.”

Isilda Gomes destacou algumas provas, como o Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo (23 e 24 de março), o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de abril a 5 de maio), o Campeonato da Europa Ultimate-Frisbee (6 a 11 de maio), a etapa de Portimão do Mundial de F1 Motonáutica (17 d a 19 de maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de junho), ou o Torneio Internacional de Futsal (23 a 25 de agosto).

Na ocasião procedeu-se, também, ao lançamento do Passaporte Portimão – Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) e à exibição pública da curta-metragem “A Viagem.”

Os presentes foram, de seguida, convidados a proceder à degustação das 12 propostas com que Portimão se candidata ao Concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. Aceitaram o desafio as empresas Confeitaria de Alvor, Delícias de Portimão, Casa da Isabel e Amor às Fatias, que abrangem seis das categorias a concurso, de que são tentadores exemplos o Pastel Maldeçoado, as Algarvias, as Estrelas de Portimão ou o Morgado, entre outros doces nomeados.

Na agenda do dia também mereceu destaque a cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Portimão e entrega da respetiva bandeira. A nova entidade faz parte de uma rede nacional e está organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território de Portimão.

Inclui mais de 70 parceiros locais, entre associações e clubes, estabelecimentos de ensino, embarcações marítimo-turísticas, centros de mergulho, estaleiros e reparação naval, lojas de equipamento náutico e de pesca, restauração, hotelaria e equipamentos culturais.

Partilhar: