No princípio do Ano, todos nós projectamos aquilo que queremos ver acontecer no decurso do Ano!

Nos Negócios acontece ou deveria acontecer o mesmo pois a importância de um planeamento adequado aos OBJECTIVOS que queremos alcançar pode fazer a diferença significativa que procuramos.

Já reuniu com a sua Equipa e com os diferentes departamentos da sua Empresa? O que decidiram construir e alcançar em 2018?

No trabalho que desenvolvo como Coach de Negócios junto dos meus clientes, logo no final do ano e princípio do seguinte, analisamos em conjunto o que fazer em termos de OBJECTIVOS, MUDANÇAS e CONCRETIZAÇÕES nas diferentes METAS a programar.

Em cada trimestre é definida uma calendarização de acções muito concretas, a que damos o nome de PLANO de 90 DIAS. Semanalmente vai-se revendo e verificando se este está a ser conduzido da melhor forma para se atingirem os objectivos propostos.

Claro está que podem existir algumas afinações derivado à adaptação natural a essas metas, para concluir o trimestre com SUCESSO. De frisar a importância de ser-se consistente e determinado nesses objectivos agindo de uma forma SMART! Significa que os objectivos devem estar estruturados do seguinte modo: sendo eSpecíficos, Mensuráveis (que possam ser medidos), Atingíveis (não utópicos), promovendo Resultados num determinado Tempo.

Ao sermos específicos clarificamos aquilo e só aquilo que queremos alcançar. Nunca devemos ser ambíguos nos negócios pois ao traçar uma meta o que se pretende é concretizá-la!

Assim sendo, o passo seguinte na estratégia de acção é poder identificar métricas e indicadores para que o trabalho desenvolvido possa ser medido. Umas das ferramentas que utilizo com os meus clientes, são ao KPI´s (Key Performance Indicators) – Indicadores Chave de Desempenho. Desta maneira é possível verificar o desempenho inclusive de toda a Equipa no seguimento do trabalho executado!

Unificar a sua Equipa para construir objectivos atingíveis é sempre um excelente desafio! Mas consegue-se fazê-lo se a estratégia for conduzida passo a passo sem atropelos e orientada realmente para a obtenção de resultados.

Por fim, uma das partes mais importantes é estabelecer timings de execução em que todo o processo estudado consiga ganhar sentido e haja um tempo determinado para a obra final ficar pronta!

No Plano de 90 Dias podemos olhar para trás, certificarmo-nos do que foi feito e pensar no que queremos modificar! Isto faz parte de um processo de retrospectiva para levar o Negócio mais além e passar ao nível seguinte.

As APRENDIZAGENS são contínuas e utilizando a estratégia nos Negócios a par com a criatividade podem-se realizar MUDANÇAS significativas logo no princípio de 2018!

Lanço o desafio para quem quiser experimentar novas ferramentas de gestão que ainda não foram aplicadas correctamente nas vossas Empresas.

PLANEAR, sim! SEMPRE para fomentar o SUCESSO desejado!!!   

Estimado(a) Empresário(a) parece-lhe bem, agir de uma forma SMART, logo desde o inicio do Ano?

FORÇA, vamos transformar estas ideais em práticas constantes?!

Votos de 1 MAGNÍFICO 2018 com EXCELENTES Negócios.

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar: