Todos nós pensamos em evoluir na forma como trabalhamos e desenvolvemos os nossos negócios! Desse modo, é muito mais fácil essa evolução se encontrarmos um método para o fazer!

O melhor método que Stephen Covey encontrou foi basear-se nos 7 hábitos mais eficazes, que passo a descrever:

1. Ser proactivo.

Empresários com grande dinamismo e foco nas estratégias que consolidam os seus negócios são PROATIVOS e NÃO REATIVOS! Isto é, procuram soluções e não estão constantemente a apagar fogos! Nem costumam reagir logo perante determinadas situações. Previnem e antecipam os acontecimentos.  

2. Começar com um objectivo em mente.

Quem estabelece um objectivo deseja chegar a um determinado ponto ou meta. Percorrer esse caminho com as submetas orientadas para o objectivo final ajuda a alcançar o mesmo. É como traçar uma recta, mas com uma estratégia adequada para lá chegarmos. Só assim podemos corrigir a rota quando necessário.

3. Faça 1º o mais importante.

Muitos empresários não conseguem distinguir o urgente do importante, e usualmente as suas agendas andam desnorteadas!!! Já vos aconteceu algumas vezes?!

Para definir prioridades temos que ser assertivos com o que queremos alcançar em 1º lugar. E é nesse foco que devemos apostar, para que o mais importante seja realizado também em 1º lugar! As tarefas de menor importância ou delegamos ou deixamos para 2º plano.

4. Pense numa relação GANHA – GANHA.

A mentalidade de escassez leva a não desenvolvermos a relação profissional ou pessoal mais profícua que procuramos. Se pensarmos então numa partilha de conhecimentos e situações ganhadoras para ambas as partes, neste posicionamento conseguimos estabelecer relações mais saudáveis e produtivas em qualquer circunstância.

5. Procure 1º compreender, para depois ser compreendido.

Como posso ajudá-lo(a)? Esta é uma pergunta simpática, mas se for feita com verdadeira intenção faz toda a diferença!! Todos nós, com a agitação diária estamos em continuo movimento, paramos somente quando sofremos um choque. Imaginando vestir a pele do outro e conseguir compreender o que está a acontecer, faz com que entremos na verdadeira realidade! Experimentem efectuar este exercício com os vossos colaboradores.   

6. Crie Sinergias.

O trabalho individual exige de nós muito mais do que o trabalho em grupo! Porquê? Em grupo nós realizamos as tarefas com menor esforço e muitas vezes descobrimos as ferramentas necessárias mais depressa do que se estivéssemos a trabalhar sozinhos. Isto chama-se sinergia: 2 + 2 também podem ser 5! O todo é maior que a soma individual das partes!

7. Afine o instrumento.

Imagine que o seu corpo está mal “oleado” ou a sua empresa, e os instrumentos adequados não estão a ser utilizados nas suas corretas funções! Claro está que entra em descompensação e sai da rota estabelecida! O instrumento somos nós, pois nascemos e crescemos com as capacidades suficientes de conseguirmos alcançar os nossos propósitos. Havendo uma prática constante de hábitos saudáveis como estes podemos atingir uma velocidade de cruzeiro nas nossas vidas e nas nossas empresas.

Lanço o desafio de experimentarem estes 7 hábitos nos próximos meses. Inclusive adquirir a obra de Stephen Covey  “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” e digam-me o resultado dessa experiência.

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Artigo relacionado: A força da diferenciação 

 

Partilhar: