OMS declara Covid-19 como pandemia

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, declarou, hoje dia 11 de março, o estado de pandemia para o surto de coronavírus.

“Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade, como pelos níveis alarmantes de inação. Por isso, consideramos que o Covid-19 pode caracterizar-se como uma pandemia”, declarou, na conferência de imprensa diária, o Diretor-Geral da OMS.

Tedros Ghebreyesus alertou que “pandemia não é uma palavra para se usar de ânimo leve ou de forma descuidada”. “É uma palavra que, mal utilizada, pode causar medo irracional ou uma aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a um sofrimento e morte desnecessários”.

O Covid-19 já provocou a morte a mais de 4 mil pessoas em todo o mundo, a maioria dela na China, país onde a doença surgiu e infetou mais de 118 mil pessoas. O vírus está presente em 114 países.

Em Portugal existem 61 casos confirmados de infeções pelo Covid-19. Até à data existem 3 066 casos suspeitos e 83 indivíduos à espera de resultados das análises laboratoriais e outros 471 indivíduos foram considerados como casos suspeitos.

 

Partilhar: