Obras em portos de pesca

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu, esta Quarta-feira, a uma cerimónia, no decorrer da qual foi anunciado que a Docapesca vai avançar com obras de reabilitação das redes de água e de energia eléctrica das duas pontes-cais do porto de pesca do rio Arade. A intervenção tem um custo previsto de 120 mil euros.

Este investimento vai permitir o acesso a água e energia eléctrica das embarcações de pesca que utilizam as pontes-cais para atracagem e estacionamento, criando melhores condições para o desempenho da sua actividade com elevados padrões de higiene e segurança alimentar.

Na ocasião, também se procedeu à assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e de Sagres.

No que diz respeito à rede de água, o objectivo será substituir as tubagens e respectivos acessórios por materiais em polietileno de alta densidade e pressão nominal para transporte e abastecimento de água potável. Será executada uma estrutura em betão armado para instalação de uma bateria de contadores com electroválvulas e válvulas de seccionamento de esfera.

Relativamente à rede de energia elétrica, está previsto o fornecimento e montagem de novos armários de distribuição de energia e de iluminação e novos ramais de alimentação da rede, assim como novas colunas de iluminação, equipadas com luminárias baseadas em tecnologia LED.

O projecto tem ainda uma componente de engenharia de automação que vai permitir a monitorização remota dos consumos de água e de energia eléctrica e, quando necessário, se actue sobre estes mecanismos a partir de um sistema de controlo central.

No final da manhã, já em Olhão, a ministra do Mar homologou o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal, com vista à reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas. Foi, também, assinado um outro protocolo envolvendo a Administração dos Portos de Sines e Algarve e a Direcção-Geral da Autoridade Marítima, de cedência da antiga casa dos pilotos do núcleo do Farol da Ilha da Culatra.

Esta cerimónia foi levada a cabo sem a presença do presidente da Câmara de Faro, que não aceitou o convite feito pelo Gabinete da Ministra, com apenas 24 horas de antecedência e por considerar “ultrajante para esta autarquia e para a população farense o facto de esta cerimónia estar marcada para os paços de um outro município”, uma vez que entende que os assuntos tratados dizem respeito à população do seu concelho.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728