As obras de expansão do Aeroporto de Faro estão quase concluídas e foram inauguradas, esta Segunda-feira, 17 de Julho, pelo 1º ministro, António Costa, que, na ocasião, afirmou que aquela “é uma obra fundamental para corresponder ao crescimento exponencial do número de passageiros, o que está a acontecer também na época baixa”.

O investimento realizado, de 32,8 milhões de euros, permitiu aumentar a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 pessoas por hora.

A gare foi ampliada, dos 81.200 m² para os 93.120 m² – com o aumento das áreas operacionais e da área pública -, ao mesmo tempo que foram também ampliadas e revitalizadas as áreas de retalho e restauração (estas ainda a decorrer).

As obras realizadas permitem a adequação da capacidade do terminal de passageiros a um novo sistema de pistas que permite 30 movimentos por hora, em vez de 24, e o estacionamento de 30 a 37 aeronaves.

Esta modernização do terminal tem como principal objectivo fazer face ao aumento da utilização das companhias aéreas de baixo custo, que têm sido responsáveis pelo crescente número de passageiros que utilizam este equipamento.

De acordo com os dados da ANA – Aeroportos de Portugal, em 2016, o de Faro foi o aeroporto nacional que registou o maior crescimento: 18,5%, com mais de 7 milhões de passageiros.

Partilhar: