É já a partir de 19 de outubro que a Câmara Municipal de Lagos passa a disponibilizar um novo serviço especializado na área da deficiência. Trata-se do Balcão da Inclusão, um espaço de atendimento onde se prestará, a pessoas com deficiência e/ou incapacidade, informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, assim como encaminhamento e mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas.

Resultante de um protocolo de cooperação celebrado com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), que visa estender ao concelho de Lagos a rede de Balcões da Inclusão já existente em vários pontos do país, designadamente em autarquias e nos centros distritais da Segurança Social, este novo serviço de atendimento qualificado destina-se não apenas às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, como também às suas famílias e, ainda, a organizações que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência.

Acessibilidades e transportes, emprego e formação profissional, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e benefícios fiscais, são apenas algumas das temáticas em que o Balcão da Inclusão está preparado para informar.

Para o efeito, os recursos humanos do município afetos a este novo serviço tiveram oportunidade de receber formação específica ministrada pelo INR, entidade que prestará igualmente acompanhamento técnico e acesso a documentação.

A Câmara Municipal de Lagos disponibiliza os recursos humanos e materiais, assim como um espaço com condições de acessibilidade para assegurar este atendimento.

O novo Balcão da Inclusão vai funcionar na Edifício Paços do Concelho Séc. XXI e atenderá presencialmente às segundas-feiras no horário das 9h30 às 12h30, mediante marcação prévia.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar: