A sessão de apresentação da nova edição dos Anais do Município de Faro – 2020, teve lugar, no dia 26 de setembro de 2020, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, presidiu à sessão, que contou com a presença do Professor Guilherme d’Oliveira Martins, curador dos Anais do Município de Faro desde dezembro de 2019, que assim trouxe a público a primeira edição sob a sua direção.

Uma sessão de apresentação que em face da conjuntura pandémica, foi realizada com escrupuloso respeito pelas normas e indicações de segurança sanitária vigentes, nomeadamente o uso de máscara, a observância das regras de etiqueta respiratória e o distanciamento físico, os quais foram rigorosamente cumpridos.

A limitação do número de pessoas à lotação da Sala na apresentação deste volume restringiu a cerimónia aos convidados, pelo que foi realizada a sua transmissão direta em live streaming, para que todos os que o desejassem pudessem assistir à cerimónia.

Um valioso leque de autores e de temas tratados que mais uma vez contribuem de forma inequívoca para o prestígio desta revista cultural municipal:

Memória de Ramos Rosa– Guilherme d’Oliveira Martins

Joaquim Magalhães: figura tutelar – Lídia Jorge

Três selos de lacre algarvios do século XVI – Marco Sousa Santos

A Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja de S. Pedro da Cidade de Faro – João Sabóia

O Sotavento algarvio na cartografia militar de José Sande Vasconcelos – Fernando Pessanha

Os sistemas produtivos da propriedade do Moinhos dos Penteados – Marco Barão

Os deputados algarvios às Cortes Constituintes (1820-22) – Artur Barracosa Mendonça e José Manuel Martins

Por entre sardinhas, besugos, amêijoas e búzios: uma coleção de pintura… – Marco Lopes

O Impacto da Crise de 1929 e a Grande Depressão no Algarve (1930-1939) – Joaquim Rodrigues

– CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MANUEL GOMES GUERREIROJoão Guerreiro, Raul Sardinha, Manuela Raposo Magalhães, João Albino Matos Silva;

Universidade do Algarve: a criar futuro – Paulo Águas;

As calçadas artísticas de Faro: 1985/2020 – António Serrano Santos;

– VISTOS E VISTAS – Edite Esteves, João Leal, Marília Castro, M. Lucília Estanco Louro (t. póstumo)

Artigos publicados nos Anais do Município de Faro entre 1969/2019 – Elsa Vaz

A apresentação desta nova edição dos Anais do Município de Faro, esteve a cargo de João Guerreiro, Professor Catedrático e antigo Reitor da Universidade do Algarve.

A Sessão contou ainda com uma brilhante intervenção do Professor Guilherme d’Oliveira Martins, curador dos Anais do Município de Faro desde dezembro de 2019 e cidadão honorário de Faro desde o passado dia 7 de Setembro.

A encerrar discursou o Presidente da Câmara Municipal, que saudou efusivamente Guilherme de Oliveira Martins, “por aceitar colocar o seu prestígio académico e profissional ao serviço da comunidade à qual, nesta circunstância, presta mais um valioso serviço”. Visivelmente satisfeito com o resultado da edição, Rogério Bacalhau recomendou a sua leitura, “pois estamos perante um admirável volume com temas do maior interesse para todos os farenses”, justificou.

O edil finalizou elencando as grandes realizações que vêm permitindo a recuperação da capitalidade do nosso concelho também no âmbito cultural, como a afirmação da relevância nacional do Teatro das Figuras e da sua programação, o crescimento do Museu Municipal de Faro e da Biblioteca Municipal, o desenvolvimento das associações culturais e do meio criativo do concelho e, no tempo mais recente, o lançamento do plano estratégico cultural, “que recentemente aprovámos após o mais participado processo do género de que há memória”.

Câmara Municipal de faro

Partilhar: