De 23 a 30 de setembro, a Câmara Municipal de Silves associa-se às comemorações da Semana Europeia do Desporto, através da dinamização de um programa local que integra caminhadas, workshop de padel, fitness, passeio de caiaque, desporto sénior, ginástica laboral, atividades online, entre outras. O programa poderá ser consultado em detalhe no site da autarquia em ww.cm-silves.pt, estando a participação presencial sujeita a inscrição prévia obrigatória.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves dinamiza quatro atividades, um passeio pelo percurso pedestre Boião-Azilheira (no dia 23 de setembro), uma caminhada pelo percurso do Pico Alto, no aspirante Geoparque Algarvensis (a 24 de setembro), uma atividade que percorrerá a Praia Grande e Armação de Pêra (no dia 28 de setembro) e uma última pela Serra de Silves (a 30 de setembro).

Para os amantes de padel, terá lugar no dia 23 de setembro um workshop de iniciação à modalidade, na arena desportiva do parque da cidade.

As atividades fitness também fazem parte do programa da Semana Europeia do Desporto nos dias 23 e 29 de setembro, devendo os interessados contactar a receção do complexo das piscinas municipais de Silves para garantir vaga.

O desporto em família será a uma das propostas do dia 25 de setembro com atividades online com dinamização de jogos e dinâmicas desafiando as crianças a aprender as iniciativas do “brinca comigo Silves” e a realizá-las em família. Neste dia haverá, ainda, um passeio de caiaque pelo Rio Arade junto do Clube Náutico de Silves.

O projeto Desporto Sénior também se associa às comemorações com a realização de diversas atividades em todas as suas classes, no dia 28 de setembro.

A 29 de setembro será dada especial atenção à importância da ginástica laboral, com a divulgação online de exercícios que promovem a saúde e a prevenção de lesões no local de trabalho.

De salientar que a Semana Europeia do Desporto integra, ainda, diversos dias temáticos com atividades associadas, nomeadamente:

» Dia Europeu do Desporto na Escola (24.setembro): com atividades exclusivas à comunidade escolar no âmbito das aulas de Educação Física

» Dia do Desporto Inclusivo (27.setembro): com atividades no âmbito de projetos com populações especiais, dirigidas a populações especiais do projeto “Sorrir M” e Equipa de Andebol em Cadeira de Rodas

» Dia Mundial do Coração (30.setembro): com o desafio lançado às classes do projeto Desporto Sénior, Escolas, Clubes e Associações do Concelho de registo fotográfico criativo a formar um coração e posterior envio para desporto@cm-silves.pt.

As inscrições poderão ser feitas online em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=8011&ver=15460, na receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves ou através do telefone 282 440 270 ou email desporto@cm-silves.pt (devendo ser fornecidos os seguintes dados: nome, data de nascimento, localidade, telefone, email, NIF e indicação da atividade onde o participante pretende inscrever-se). Atendendo ao limite de vagas, todos aqueles que efetuarem inscrição online ou por email irão receber um email de confirmação de participação na atividade.

De salientar que as atividades da Semana Europeia do Desporto no concelho de Silves contam com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Silves e de Silves Sul, Casa do Povo de SB Messines, Clube de Ténis de Silves, Clube Naval de Portimão e Extremo Sul.

Relembramos que a Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos.

O evento cumpre as orientações e recomendações da DGS.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar: