A Câmara de Lagos decidiu, na reunião a 2 de setembro, aderir à associação Algarve STP – Algarve Systems and Technology Partnership.

A Algarve STP é uma associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a promoção de atividades de âmbito científico, técnico e de inovação na região do Algarve.

Em nota de imprensa, a Câmara diz que esta associação está “alinhada com a estratégia do município de Lagos no apoio ao empreendedorismo e às empresas e na promoção da cooperação com investigadores e parceiros com vista à inovação tecnológica e ao crescimento de emprego na era digital.” Assim, o executivo municipal decidiu favoravelmente sobre esta adesão através do pagamento de uma quota anual fixada em 2500 €.

A Algarve STP foi criada tendo em vista o desenvolvimento colaborativo entre empresas e instituições universitárias, a prestação de serviços no campo da inovação e novas tecnologias, a promoção de publicação de resultados científicos e a formação de novas empresas de base tecnológica.

Atualmente conta com a colaboração da Universidade do Algarve, Associação Algarve Evolution, ANJE – Associação de Jovens Empresários do Algarve, Docapesca S.A. e os municípios de Loulé e Faro.

Sendo reconhecida como uma Digital Inovation Hub (DIH), o seu papel passa também por apoiar as empresas para torná-las mais competitivas na era digital através da melhoria dos seus processos produtivos, permitindo também o acesso a conhecimento, experiência, tecnologia e apoio comercial e financeiro na implementação e operacionalização de inovações.

O município de Lagos tem tomado várias medidas e ações de suporte ao empreendedorismo, às start-up’s e às empresas, nomeadamente com projetos como o novo espaço Cowork, a adesão à Rede Investalgarve e ao Algarve Revit +, iniciativa Empreendedorismo nas Escolas, o encontro Lagos Start On to Start Up e o novo Espaço Empresa, assim como as novas dinâmicas criadas com diversos stakeholders locais, regionais e nacionais.

A adesão a este projeto permitirá ao município de Lagos reforçar as suas estratégias no apoio ao empreendedorismo, funcionando também como íman para atrair novos e criativos talentos e investidores para um desenvolvimento de Lagos e do Algarve no campo digital.

 

 

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar: