Mudanças nas declarações de acidentes de trabalho

O Governo aprovou, esta Quinta-feira, 22 de Junho, em Conselho de Ministros, regulamentação sobre a recolha, publicação e divulgação da informação estatística sobre acidentes de trabalho.

Uma das novidades foi a aprovação de um modelo informático uniforme que os empregadores devem preencher quando fazem participações de acidentes de trabalho às seguradoras.

A justificação dada pelo Executivo para esta decisão tem a ver com a necessidade de “tornar mais eficiente o processo de produção de informação estatística sobre acidentes de trabalho, diminuindo custos e melhorando o tratamento dos dados”.

A informação estatística sobre acidentes de trabalho, cuja publicação anual é obrigatória segundo o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, é usada para estudos, concepção de programas e desenho de medidas preventivas.

No decorrer deste Conselho de Ministros foi criado um fundo de apoio à revitalização das áreas afectadas pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. O fundo integrará verbas públicas e também privadas e terá uma gestão tripartida, presidida por um representante do Ministro da Solidariedade, e integrará um representante dos três municípios e um representante das associações de solidariedade destes três concelhos.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728