O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai marcar presença em Lagos, na próxima Terça-feira, 29 de Maio, pelas 11 horas, na cerimónia oficial de inauguração do balcão Espaço Empresa e na apresentação do programa Algarve Revit +.

O Espaço Empresa é uma iniciativa promovida pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Esta estrutura de suporte e de apoio à economia da região do barlavento do Algarve funciona no edifício da Câmara Municipal, agregando num mesmo local várias áreas de competências das Administrações Central e Local ligadas ao desenvolvimento da actividade empresarial no concelho, e na região, procurando minimizar esforços, constrangimentos e dificuldades de empreendedores, empresários e investidores, no acesso à informação e na relação com a Administração Pública no seu todo.

Em Lagos, o balcão Espaço Empresa funciona nos dias úteis, entre as 9 e as 17 horas, e disponibiliza um conjunto alargado de serviços. Alguns deles já são prestados pela autarquia, como por exemplo nas áreas do licenciamento industrial, do regime jurídico das actividades de comércio, serviços e restauração e do alojamento local. Outros são novidade, como o suporte à inovação empresarial, o acesso a informação e a ferramentas digitais para a internacionalização, a inscrição em acções de capacitação empresarial, informações sobre o Portugal 2020, a constituição de sociedades, a certificação PME, o apoio à implementação da ideia de negócio, entre outros.

O Algarve REVIT+ é promovido pela Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve (CCDR Algarve) e cofinanciado pelo Crescalgarve2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este projecto visa revitalizar as áreas empresariais da região, através do reforço da capacitação e da promoção das PME’s instaladas nessas áreas, em modelos de gestão e de marketing inovadores, enquadrados numa lógica colectiva, por meio da criação da Rede de Áreas Empresariais do Algarve.

Apenas cinco Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE’s) beneficiarão deste programa na região, sendo que o Município de Lagos viu a sua candidatura ao Algarve Revit + ser aprovada com três AAE’s, designadamente Municipal do Chinicato, Pinheiral e Marateca, as quais correspondem a mais de 60 empresas instaladas.

Estas duas iniciativas no concelho de Lagos enquadram-se no reconhecimento Municipal dos novos horizontes da Administração Pública, reflectindo as políticas de proximidade que o Município de Lagos vem prosseguido junto de empresários e empreendedores e o relevo fundamental destes agentes no crescimento, desenvolvimento e atractividade do território.

Partilhar: