A promoção de atividades ao ar livre, o contacto com a natureza e o património, o combate à sazonalidade e à desertificação dos territórios de baixa densidade, são denominadores comuns a duas atividades que irão realizar-se no próximo mês de novembro, a que o município de Lagos deliberou, na sua última reunião ordinária, associar-se, prestando apoio financeiro e logístico. Estamos a falar da 3.ª edição do festival “Walk & Art Fest – Barão de São João”, que irá acontecer de 6 a 8 de novembro, e do 4.º ALUT – Algarve Ultra Trail, agendado para os dias 26 a 29 de mesmo mês.

O Walk & Art Fest é um festival de caminhadas e arte que acontece de há três anos a esta parte em Barão de São João. Integrado no Algarve Walking Season – que conta com mais dois outros eventos semelhantes -, resulta da parceria entre o município, a Almargem (entidade gestora da Via Algarviana), a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, o Centro Cultural de Barão de São João, o Turismo do Algarve, o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta e a Cooperativa QRER. Este evento tem como particularidade o facto de ter associada uma forte componente criativa, resultante do envolvimento da comunidade artística residente em Barão de São João, e de educação ambiental.

Já o ALUT, organizado pela Algarve Trail Running (associação sem fins lucrativos), é um evento desportivo único em Portugal na modalidade de corrida por trilhos que tem por objetivo dar a conhecer ao mundo as potencialidades da região, nomeadamente das suas zonas mais interiores, para a prática do desporto, divulgando também a sua cultura e diversidade. A prova tem início no concelho de Alcoutim e término no concelho de Vila do Bispo, num percurso total superior a 300 quilómetros, maioritariamente efetuados pela Via Algarviana, e com um tempo limite de 72 horas para a sua conclusão. Está prevista que a passagem pelo concelho de Lagos, onde será instalada uma “base de vida” (base de apoio), ocorra entre as 19h00 do dia 27/11 e as 4h00 do dia 28/11.

Para a organização do primeiro evento o município deliberou atribuir dois subsídios no valor total de 9.130,00€ (repartidos pela Almargem e pelo Centro Cultural de Barão de São João, coletividade que disponibiliza as instalações que servem de base logística para as caminhadas e atividades) e para o ALUT foi atribuído um apoio no montante de 2.000,00€.

Ambos os eventos terão um plano de segurança com medidas de higienização e segurança para evitar a propagação da COVID-19, respeitando todas as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde aplicáveis.

 

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar: