Abriu ontem, sexta-feira, as suas portas, e desenvolve-se ainda ao longo do dia de hoje, a I edição da Feira de Emprego, Empreendedorismo, Educação e Formação de Lagoa.

O evento, que é promovido pela Câmara local e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), desenvolve-se no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa e envolve cerca de meia centena de empresas e entidades públicas e de solidariedade.

A vereadora Anabela Simão refere que com esta iniciativa pretende-se, essencialmente, dar a conhecer a muitas pessoas cujos contratos de trabalho estão a terminar as ofertas de emprego e de formação profissional que têm ao seu dispor. É, ao mesmo tempo, “uma forma de fazer com que jovens que ainda estão a estudar tenham um primeiro contacto com as empresas e o mundo do trabalho”.

Quem quiser criar o seu próprio posto de trabalho pode, igualmente, passar pela feira e dirigir-se ao stand do IEFP, onde pode recolher todos os elementos sobre os apoios financeiros que existem para o efeito.

A diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento deste organismo, Ana Vieira, considera que a realização deste tipo de eventos é importante, uma vez que colocam em contactos empresas e pessoas que procuram emprego. Tendo em conta os problemas que muitas empresas, sobretudo do ramo turístico, tiveram no verão passado, esta responsável entende que é do seu próprio interesse que comecem, já nesta altura, a começar o processo de recrutamento dos profissionais que vão precisar no próximo ano.

Outra vertente fundamental para aumentar a qualidade dos serviços das empresas é a qualificação dos seus profissionais. Nessa vertente, Ana Vieira lembra que as empresas algarvias têm, desde o início do corrente mês de outubro, a possibilidade de se candidatarem ao FormAlgarve, um instrumento do IEFP que “disponibiliza apoios financeiros para a formação de trabalhadores que celebrem novo contrato de trabalho com a mesma entidade empregadora, por um prazo mínimo de 12 meses ou um contrato sem termo”.

Partilhar: