A Câmara Municipal e a Vila de Dartmouth, New Hampshire, nos Estados Unidos da América estão em processo de formalizar uma geminação.  

Este processo foi iniciado após a visita oficial do executivo do Município de Lagoa, em março de 2018, por convite da cidade geminada de Lagoa-Açores, no âmbito do Encontro das Cidades-Irmãs em Massachusetts nos Estados Unidos da América.

O presidente da vila de Darmouth, Selectman Shawn McDonald, deslocou-se, recentemente, a Lagoa, onde foi recebido pelo seu homólogo local, Luís Encarnação, bem como pelo restante executivo autárquico.  

Durante esta visita foram acertados os princípios do futuro protocolo de geminação, após a apresentação de ambos os concelhos e das suas potencialidades e formas de trabalho e iniciativas conjuntas.    

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa enfatizou que “esta não será, apenas, mais uma geminação, mas visa objetivos bem claros e delineados com fundamentos na interação económica, na promoção turística num mercado extremamente importante no qual Lagoa se quer posicionar, em políticas direcionadas para a educação e para a cultura bem como no domínio da governação pública”. 

Algumas das intenções desta geminação passam por desenvolver programas de bolsas de estudo para alunos provenientes de Lagoa na UMA Dartmouth Marine Biology e na UMA Dartmouth School of Innovation, bem como projetos de intercâmbio de alunos e professores; programa de estágios profissionais para os alunos lagoenses; promoção turística do concelho e sua penetração no mercado americano; e divulgação do território para a captação de investimentos e promover o vinho, entre outras valências.

Perspetiva-se que a formalização da Geminação de Lagoa com Dartmouth seja oficializada em março de 2020 naquela nos EUA. 

Partilhar: