O concurso “Cidades do Vinho 2020” vai decorrer em Lagoa de 26 a 29 de novembro. Integra-se posteriormente no Concurso Europeu Città del Vino, a realizar em maio de 2021 em Itália.

“Cidades do Vinho 2020” foi apresentado na passada sexta-feira, 16 de outubro, na Quinta dos Vales em Lagoa, Algarve.  

No mesmo dia foi anunciado o alargamento do prazo de inscrições até ao dia 30 de outubro devido à grande afluência de inscrições e à quantidade de produtores que ainda pretende inscrever os seus vinhos no concurso.

A participação conjunta de municípios e produtores na promoção e divulgação dos vinhos das várias regiões de Portugal, é uma das características que define o concurso Cidades do Vinho. Associar a produção vitivinícola de qualidade ao que de melhor se produz em cada território é a sua principal finalidade.

Entre os participantes na sessão de apresentação do concurso “Cidades do Vinho” estiveram o presidente do Município de Lagoa, Luís Encarnação, o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Pedro Ribeiro, o presidente da Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho, José Calixto, a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva, o secretário-geral da AMPV, José Arruda. Outras entidades como a RTA, a CCDR, a Direção Regional de Agricultura, estiveram também representadas.

Na qualidade de anfitrião do concurso, Luís Encarnação realçou que a realização desta iniciativa “é uma oportunidade para o Algarve e para os vinhos algarvios, de excelente qualidade”.  Chamando a atenção para as provas de vitalidade dadas pelo enoturismo algarvio, o autarca acredita que este setor poderá constituir-se como um enorme contributo para mitigar as consequências da sazonalidade tão presentes na região Algarve. Na mesma sessão Luís Encarnação anunciou ainda que os municípios de Lagoa, Albufeira, Silves e Lagos, se preparam para apresentar uma candidatura conjunta à Cidade Europeia do Vinho 2022.

O Concurso “Cidades do Vinho 2020” conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar: