José Carlos Rolo defende videovigilância para algumas zonas de Albufeira


O presidente da Câmara de Albufeira defende a instalação de videovigilância em alguns espaços públicos do seu concelho. José Carlos Rolo diz ser importante avançar com a colocação de câmaras de vigilância em zonas como as da “Oura e da baixa de Albufeira, que são as mais sensíveis em termos de segurança”.
O autarca lembra que o turismo é uma atividade muito sensível às questões de segurança, pelo que o país, a região e o seu concelho devem prevenir-se para acautelar a existência de problemas que levem a uma quebra no setor, tal como tem acontecido noutros países.
Daí que deva haver da parte do Governo a sensibilidade de reforçar os meios humanos existentes e dar-lhes as melhores condições possíveis para exercerem as suas funções. No entanto, admite o autarca, por mais que seja, “a segurança nunca é a ideal, tal a quantidade de pessoas que, nesta altura, estão no concelho e na região e dispersas por um território muito vasto. Isso significa que se as forças de segurança se concentrarem em alguns pontos de maior afluência, depois acabam por faltar meios noutras zonas”.
A videovigilância é, na sua opinião, uma ferramenta importante para ultrapassar esses constrangimentos, desde que cumpra todas as regras de privacidade, pois o que se pretende “é a  salvaguarda da segurança e integridade física das pessoas” e não que este seja um meio “castrador das liberdades quer dos residentes, quer dos turistas”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Campanha-solidaria-do-municipio-de-Lagos

Campanha solidária do município de Lagos soma cerca de 1 milhão de visualizações

Oito-distritos-do-continente-sob-aviso-amarelo-devido-a-agitacao-maritima

Oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Camara-de-Lagos-desagregacao-da-Uniao-de-Freguesias-de-Bensafrim-e-Barao-de-S.-Joao

Câmara de Lagos emitiu parecer favorável à desagregação da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João