José Carlos Rolo defende videovigilância para algumas zonas de Albufeira


O presidente da Câmara de Albufeira defende a instalação de videovigilância em alguns espaços públicos do seu concelho. José Carlos Rolo diz ser importante avançar com a colocação de câmaras de vigilância em zonas como as da “Oura e da baixa de Albufeira, que são as mais sensíveis em termos de segurança”.
O autarca lembra que o turismo é uma atividade muito sensível às questões de segurança, pelo que o país, a região e o seu concelho devem prevenir-se para acautelar a existência de problemas que levem a uma quebra no setor, tal como tem acontecido noutros países.
Daí que deva haver da parte do Governo a sensibilidade de reforçar os meios humanos existentes e dar-lhes as melhores condições possíveis para exercerem as suas funções. No entanto, admite o autarca, por mais que seja, “a segurança nunca é a ideal, tal a quantidade de pessoas que, nesta altura, estão no concelho e na região e dispersas por um território muito vasto. Isso significa que se as forças de segurança se concentrarem em alguns pontos de maior afluência, depois acabam por faltar meios noutras zonas”.
A videovigilância é, na sua opinião, uma ferramenta importante para ultrapassar esses constrangimentos, desde que cumpra todas as regras de privacidade, pois o que se pretende “é a  salvaguarda da segurança e integridade física das pessoas” e não que este seja um meio “castrador das liberdades quer dos residentes, quer dos turistas”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Exposicoes-Caninas-Lagos

Lagos será anfitrião das Exposições Caninas do Algarve

Taxas-Euribor-sobem

Euribor sobe a três e seis meses para novos máximos

Ribat-da-Arrifana-3@DRCAlg_small

Fixação da Zona Especial de Proteção do Ribat da Arrifana, no concelho de Aljezur

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728