Importações aumentam mais do que as exportações


O indicador de atividade económica disponível até outubro aumentou ligeiramente e o indicador de clima económico, disponível até novembro, diminuiu, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo aquele organismo, em termos nominais, “as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 3,1% e 4,5% em outubro, respetivamente (6,0% e 7,2% em setembro).”
De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, fixou-se em 6,7% em outubro, mais 0,1 p.p. que o valor definitivo observado em setembro (6,8% em julho e 8,4% em outubro de 2017).
Em outubro, a estimativa para a população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, “diminuiu 0,1% relativamente ao mês anterior e aumentou 1,7% em termos homólogos (variação homóloga de 2,1% em setembro).”
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de 0,9% em novembro (1,0% em outubro), “observando-se uma taxa de variação de 0,4% na componente de bens (0,8% no mês anterior) e de 1,5% na de serviços (1,3% no mês precedente).”

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728