Importações aumentam mais do que as exportações

O indicador de atividade económica, disponível até fevereiro, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até março, aumentou ligeiramente, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Aquele organismo acrescenta que “o indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em fevereiro, refletindo o contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente”.

Em termos nominais, as exportações e as importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,2% e 11,9% em fevereiro, respetivamente (1,0% e 12,0% em janeiro).

Considerando a atividade económica na perspetiva da produção, em termos nominais “verificou-se um crescimento na indústria e uma aceleração nos serviços”. Em termos reais, foi registada “uma diminuição menos expressiva na indústria, enquanto o índice de produção da construção revelou um crescimento homólogo idêntico ao do mês anterior”.

De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 6,3% em fevereiro (inferior em 0,3 p.p. ao valor definitivo verificado em janeiro), o que compara com 6,7% e 7,6% há três meses e há um ano atrás, respetivamente.

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 1,3% em fevereiro (menos 0,2 p.p. que a taxa registada nos três meses anteriores) e uma diminuição em cadeia de 0,1%.

A variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,8% em março (0,9% em fevereiro), observando-se uma taxa de variação de 0,7% na componente de bens (0,5% no mês anterior) e de 1,1% na de serviços (1,6% em fevereiro).

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Noticia_BIBLIOTECA-MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Silves regressa à sua atividade normal com a reabertura da sala António Lobo Antunes

2024-042-Maios-EN125

Na celebração dos 40 anos dos Maios todos podem participar na exposição

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728