O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Turismo de Portugal celebraram, na quinta-feira, um Acordo de Cooperação que tem como objetivo essencial dar resposta às necessidades de recrutamento de profissionais qualificados para o setor do turismo.

Os principais destinatários das ações que vão ser desenvolvidas são trabalhadores do setor do turismo que pretendam reforçar as suas competências profissionais e pessoas desempregadas que procurem obter uma qualificação profissional que os habilite a exercer uma profissão nesta área. Será, também, implementado um Plano de Formação Contínua para profissionais do setor da restauração, da hotelaria e do turismo, visando a atualização e melhoria das suas competências.

De acordo com o documento agora assinado vão ser levadas a cabo ações de formação técnica e pedagógica para 120 formadores e tutores das Escolas de Hotelaria e Turismo do TP e dos Centros de Formação Profissional do IEFP com vista atualização e reforço das competências.

Ao mesmo tempo avançará um projeto piloto para formação especializada de pessoas desempregadas com habilitações de nível superior em diferentes áreas de formação para o exercício de profissões qualificadas no setor do turismo. A Rede Centros Qualifica do IEFP vai promover a realização de iniciativas de reconhecimento, validação e certificação de competências para os profissionais do setor.

O referido protocolo assegura, ainda, a articulação regional das ofertas formativas oferecidas pela rede de serviços de formação do IEFP e pelas Escolas de Hotelaria e Turismo, assente em diagnósticos prospetivos de necessidades de qualificação e a realização de uma campanha de promoção e valorização das profissões do setor do Turismo.

Partilhar: