A campanha “Água com um pingo de consciência”, lançada em setembro último pelo Grupo Águas de Portugal para sensibilizar os portugueses para o uso consciente da água, tem agora um reforço de comunicação através de um conjunto de vídeos criados e protagonizados pelo humorista Herman José.
O primeiro vídeo foi hoje lançado nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube os restantes vídeos serão apresentados semanalmente nos canais do Grupo Águas de Portugal e de Herman José.
O humorista, que criou também uma canção alusiva ao tema, recorre a diferentes personagens que abordam o uso da água e incentivam ao seu uso consciente.
A incorporação de humor para veiculação de mensagens é um fator de incremento da eficácia de campanhas de sensibilização, de acordo com os participantes no Estudo Nacional sobre Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água.
Este estudo, que decorreu em abril de 2018 e abrangeu mais de 1660 pessoas num inquérito online, identificou a existência de dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos dos Portugueses face à água, que consideram como o mais importante recurso, mas não o valorizam e reconhecem que praticam desperdício.
Os participantes no estudo consideram as campanhas de sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança e valorização da água.