Arranca esta sexta-feira e desenvolve-se até domingo mais uma edição do Lagoa Wine Show,  certame que, este ano, deixa o Centro de Congressos do Arade, onde costumava realizar-se, e passa para a ‘Rua Vermelha’, situada bem no centro da cidade da Lagoa.

Esta decisão da autarquia tem como objectivo ajudar a dinamizar uma zona nobre e comercial da cidade que ainda recentemente foi alvo de uma dispendiosa intervenção.

Na primeira noite, a feira vai contar com a presença do secretário de estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que, juntamente com o presidente da Câmara de Lagoa e outros autarcas vai visitar, a partir das 19h30, os muitos stands de produtores de vinho do Algarve e de outras regiões.

No local também podem ser encontradas e provadas diversos petiscos, como tapas, queijos, enchidos e doçaria. O evento tem entrada livre, decorre diariamente entre as 19h00 e as 00h00. A degustação dos vinhos representados envolve a aquisição de um copo comemorativo da data, mediante o pagamento de 3 euros.

Nesta edição, o vinho alia-se ao fado, com espectáculos protagonizados, no primeiro dia, por Teresa Viola (20h00), Maria Emília (21h30) e Marco Rodrigues (22h30). No sábado, há que fazer silêncio porque o fado volta a fazer-se ouvir, agora pelas vozes de  Pedro Viola e Raquel Tavares. No domingo, haverá ainda oportunidade para assistir aos concertos de Luana Velasques (20h00), Fábia Rebordão (21h30) e Sangre Ibérico (22h30).

Outros projectos musicais marcarão presença neste Lagoa Wine Fest. No palco 2 (Igreja da Misericórdia), a 29, será possível ouvir, pelas 19h30, e uma hora mais tarde, Hélder Coelho e Zóran Stojanovic – “Clave do Fado trio”. Pelas mesmas horas, dia 30, André Vaz e Inês Graça e, no último dia, Vânia Rodrigues, Vera Lúcia e Ana Valentim, fadistas vencedoras do Festival Sons do Fado’2018, bem como Ana Marques.

Ao longo dos três dias animará a zona junto aos CTT (Palco 1) o espetáculo “The Best of Fado”: um trio de fado e 2 intérpretes percorre, em 30 minutos (com repetições entre as 19h00 e as 22h00), a história deste género musical em 10 fados emblemáticos (de Alfredo Marceneiro a Lucília do Carmo, passando por Amália Rodrigues, Dulce Pontes, Mariza, Ana Moura, Carlos do Carmo ou Camané, entre outros).

O evento contará ainda com “Fado à Mesa” (entre as 19h30 e as 22h00), um momento em que dois músicos e dois cantores percorrem os restaurantes da do Lagoa Wine Show; “Fado à Janela”, um momento de fado, sem local ou hora marcada; e show cookings diários, no Mercado Municipal, dinamizados entre as 21h30 e as 22h30 pelo Chef Telmo Jacinto.

Partilhar: