Fábrica de 20 milhões de euros foi inaugurada

O concelho de Lagos passou a ter uma das maiores fábricas de processamento de peixe. Chama-se Congelagos, está situada em Odiáxere, junto à Estrada Nacional (EN) 125 e tem capacidade para processar 300 toneladas diárias de peixe e de armazenar 5.400 toneladas de congelados.

O seu principal investidor é Nuno Battaglia, um empresário apaixonado pelo mar, que nasceu em Lagos, mas que muito cedo abalou para os Estados Unidos, onde fez carreira.

De regresso à sua terra resolveu arriscar em vários negócios, sendo este o mais relevante, pois exigiu um investimento total de quase 20 milhões de euros, 6 milhões dos quais comparticipados por fundos comunitários.

No decorrer da inauguração, que teve lugar no passado dia 22 de março e contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, o empresário referiu que este é um projeto que não tem como objetivo único a vertente financeira e do lucro para os acionistas. A ideia é que seja um equipamento que também contribua para uma maior sustentabilidade ambiental e que seja uma boa fonte de rendimento para pescadores e armadores.

Pelo menos numa fase inicial vai apostar, essencialmente, em espécies que “estão subaproveitadas e subvalorizadas, como a cavala e o carapau”, as quais existem em abundância no mar algarvio, não têm problemas de limitação de quotas, mas que, por serem vendidos por baixo preço, não são apetecíveis para os profissionais da pesca.

Nuno Battaglia pretende colocar a esmagadora maioria do pescado que processar em mercados internacionais, sobretudo gourmet, conseguindo, dessa forma, aumentar o valor do produto.

Depois de visitar as instalações, a ministra Ana Paula Vitorino mostrou-se impressionada com o grau de inovação que encontrou. Também elogiou o facto da empresa ter criado 75 empregos diretos, boa parte dos quais “com elevada qualificação”.

Uma das vantagens que, na sua opinião, este projeto vai trazer é o de contribuir para a diversificação da atividade económica da região, uma vez que “o turismo é muito importante, mas nenhuma região pode ficar refém de apenas uma atividade económica”.

Também a presidente da Câmara de Lagos destacou essa vertente e a circunstância de ser um investimento ligado ao mar, algo que “está no ADN dos lacobrigenses”.

Veja aqui, sob a forma de vídeo, alguns dos momentos que marcaram esta inauguração.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728