A Confederação de Empresários da Andaluzia, na sua qualidade de sócio da Parceria Eures-Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, vai levar a cabo, na próxima quinta-feira, 8 de novembro, na cidade de Faro (Hotel Eva), uma Jornada designada: ¨Jovens Empresários e Mobilidade Transfronteiriça”.

Esta Jornada, enquadrada no Programa EURES da Comissão Europeia, pretende analisar as experiências das empresas que operam na Andaluzia e Portugal e os obstáculos que existem para a sua criação e manutenção.

Para tal, serão apresentadas diferentes experiências empresariais, cujo denominador comum é a sua atividade na Andaluzia e Portugal, para dar a conhecer, a partir da experiência própria da empresa, as suas atividades de implementação, aspectos concretos como recursos humanos, financiamento e as diferenças de gestão empresarial entre os dois países.

As inscrições podem ser feitas através de um e-mail contendo: nome, sobrenomes, identidade, e-mail e telefone dos interessados para o endereço do endereço eletrónico: Eures@cea.es.

É o seguinte o programa completo da Jornada:

09.30 h InauguraçãoA experiência da Eurocidade do Guadiana, por Bella María Carballo Gómez, presidente da Associação da Pequena e Média Empresa de Ayamonte

10.00 h Caracterização do empreendimento no Sul de Espanha e Portugal, por Andrés Blanco Rodríguez, diretor de Consultoria e Projetos (Centro Europeu de Empresas e Inovação Baía de Cádis)

10.30 h Intervalo – Café

11.00 h Painel de Experiências: Empresa e Trabalho na Andaluzia e Portugal, moderado por Borja Fal-Conde Bourrellier, presidente do Conselho Empresarial Andaluzia-Portugal. Intervenções de: Miguel Heredia Caldeira Cabral, diretor comercial da Fonteviva-Acquajet Iberia; Jorge Martins, diretor do negócio ibérico do NOVOBANCO; José María Rodríguez Flores, diretor geral da empresa DAMAS; Rafael González Martínez, diretor e gerente do GRUPO AROMAS e Jorge Orihuela Orellana, chefe de divisão de Capacitação Profissional
da EXTENDA, Agência Andaluza de Promoção Exterior

12.30 h Mesa Redonda: Empreender na Andaluzia e no Algarve. Requisitos legais e administrativos. Moderadora: Mercedes León Lozano / Consultora de CEA em matéria Internacional. Participantes: Martín Mendiri Álvarez, sócio do escritório Mendiri Abogados; José Manuel Lages Anastacio, gerente da empresa XL Conta Consultores e Paulo Carrilho Moreira, advogado

13.30 h Almoço -Networking

15.00 h Encerramento da Jornada

Partilhar: