Escassez de mão de obra em debate

A Delegação Regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em colaboração com a Região de Turismo do Algarve (RTA) e as Associações Empresariais, levou a efeito uma reunião setorial com os diretores de recursos humanos dos principais grupos hoteleiros do Algarve.

O encontro serviu não só auscultar as perspetivas para 2019, mas, e fundamentalmente, organizar e concertar respostas a problemas com que o setor se debate, designadamente em matéria de escassez de mão de obra qualificada na região, captação e fixação de novos recursos oriundos de outros mercados, melhoria da qualidade do emprego e necessidades de formação contínua dos trabalhadores do setor.

Durante a reunião, que contou com a presença de mais de uma dezena de grupos hoteleiros, foram ainda abordados aspetos legislativos de grande importância para a região, como seja os contratos intermitentes, o novo regime da Segurança Social para o trabalho dos jovens em período de férias escolares, bem como o programa FormAlgarve.

As condicionantes decorrentes da falta de alojamento e as ineficiências do sistema de transporte público foram referências permanentes da generalidade dos responsáveis dos grupos hoteleiros presentes.

Em matéria de formação contínua dos trabalhadores do setor, foi referido a importância da concertação da oferta formativa entre os diversos operadores, bem como a oferta formativa do IEFP durante a época baixa para os desempregados sazonais.

Durante a reunião foram ainda avaliados os canais de comunicação entre o IEFP e as empresas do setor, e lançadas pontes para uma melhoria desses canais.

Esta foi a primeira de diversas reuniões setoriais que o IEFP pretende realizar no corrente ano, estando já em preparação a próxima com as entidades da Economia Social, que contará com a colaboração do Centro Distrital da Segurança Social.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728