O BPI reuniu mais de 120 gestores e empresários do Algarve para debater os desafios do turismo sustentável, a captação de novos mercados e o combate à sazonalidade. A iniciativa “Encontros BPI Empresas” arrancou no ano passado e está a percorrer todo o país, para reforçar a proximidade às empresas e instituições.
Conduzido pelo diretor coordenador da Banca de Empresas e Institucionais de Lisboa e Sul do BPI, João Patrício, o painel de debate contou com as intervenções de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Baía, vereador da Câmara Municipal de Faro com o pelouro do Turismo, Nuno Alves, do Turismo de Portugal, João Fernandes, da Região de Turismo do Algarve, e Frederico Costa, do Grupo Pestana.
“Não se pode apostar no crescimento económico sem o cuidado com a finitude dos recursos”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo que defendeu a necessidade de repensar a atividade turística, para além do convencional, numa perspetiva abrangente do território algarvio.
Na mesma linha, o vereador da Câmara de Faro, Carlos Baía, apresentou o trabalho da sua autarquia na contribuição para um destino Algarve mais sustentável. Salientou a necessidade de “acautelar a capacidade de carga da Ria Formosa” e focou o alojamento local do concelho enquanto “fator de coesão territorial, surgindo também nos territórios do interior e contribuindo para o seu desenvolvimento e valorização.”
“A sazonalidade é um tema que nos acompanha há largos anos, mas, felizmente, tem vindo a ser atenuada”, referiu João Fernandes, da Região de Turismo do Algarve. “O próprio turismo tem de ser agente ativo da diminuição da sazonalidade e da coesão territorial, através da diversificação da oferta, construindo respostas que gerem nova motivações de visita à região”, acrescentou.
Nuno Alves, do Turismo de Portugal, referiu os objetivos de sustentabilidade ambiental, social e económica integrados na estratégia do turismo 2027 e de como a recente distinção de Portugal como o Melhor Destino Sustentável da Europa, foi uma validação do trabalho desenvolvido até agora pelo Turismo de Portugal e agentes económicos.
Sobre a captação de novos mercados, e a fechar o painel, Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana, focou a importância da capacidade aérea e de, antes de se trabalharem novos mercados, se explorarem outras regiões da Alemanha e de Inglaterra, os países de origem mais forte na procura do destino Algarve.