Fazendo o balanço de 5 anos a exercer as funções de presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva destaca o desenvolvimento de uma estratégia de “alargamento e diversificação da oferta, visando proporcionar a todos os que nos visitam experiências únicas e memoráveis”, que tem trazido bons dividendos à região.

Ao longo deste período “prometemos e oferecemos muito mais do que o tradicional sol e praia que colocaram o Algarve entre as principais rotas turísticas a nível global”. Foram feitas apostas no turismo de natureza, nas bicicletas, nas caminhadas e na observação de aves. Ao mesmo tempo, “promovemos a gastronomia e os vinhos do Algarve, o turismo de saúde e a realização de eventos, culturais e desportivos, com alcance e projecção além-fronteiras e intensificámos a divulgação do destino quer a nível nacional quer internacional e a região acumulou vários prémios internos e externos”.

Entre eles, estão os de Melhor Destino de Praia da Europa, Melhor Destino de Golfe da Europa e do Mundo, Melhor Região de Turismo do País, e Marca de Confiança Nacional, nos últimos dois anos consecutivos.

A consequência do trabalho levado a cabo pela RTA e por todos os agentes do sector leva a que dos 14 milhões de dormidas e mais de 5 milhões de movimentos registados no Aeroporto de Faro em 2012 se vá passar, este ano, para mais de 19 milhões de dormidas e os 8,5 milhões de movimentos.

A concluir este breve balanço, Desidério Silva diz ter “muito orgulho no trabalho feito nestes cinco anos, com uma entrega total e com a noção clara de que ainda há muito para fazer nesta e por esta região”. Assume que “os desafios são enormes, tal como as responsabilidades, mas, em conjunto, estou certo que continuaremos a fazer do Algarve a melhor região turística do país”.

Partilhar: