Desenvolvimento urbano sustentável em debate

Loulé recebeu o Encontro Nacional de Cidades da URBACT, um programa europeu visa o desenvolvimento urbano sustentável. Esta iniciativa contou com a presença de 15 das 21 redes europeias URBACT.

Durante a sessão de recepção dos participantes, o vice-presidente da Autarquia, Pedro Pimpão, sublinhou a importância deste tipo de projectos e garantiu que o seu município tem estado “em várias frentes no desenvolvimento sustentável do território”.

Por exemplo, entre o final do ano de 2015 e Março de 2018, Loulé foi parceiro líder do projecto “Vital Cities”, uma rede de 10 cidades que teve por objectivo combater a exclusão social ao requalificar espaços em áreas residenciais, especialmente as mais desfavorecidas, usando o poder e a linguagem comum do desporto e da actividade física através de acções urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e serviços melhor organizados e projectados para responder às necessidades da comunidade.

Numa altura em que o projecto já findou, o coordenador Tiago Guadalupe e o parceiro local Luís Vicente, do Clube de Ténis de Loulé, estiveram neste Encontro para levar um pouco desta experiência de sucesso, nomeadamente com a apresentação do Plano Integrado de Acção Local, documento que permitiu auxiliar na tomada de decisões, garantindo a sustentabilidade dos resultados. Intervenções estruturais, nomeadamente os investimentos realizados em dois espaços de Quarteira e um de Loulé, bem como intervenções funcionais, como a realização de eventos desportivos, conferências, seminários ou programas municipais, foram as abordagens dos responsáveis louletanos nestas “Vital Cities”.

Mas esta não foi a única participação de Loulé no âmbito da URBACT. Em curso está o projecto “Creative Spirits”, do qual o Município de Loulé é igualmente parceiro. Marília Lúcio, coordenadora local, falou de alguns contornos da participação louletana neste projecto que visa a implementação de estratégias de reabilitação nos centros das cidades, recorrendo às indústrias criativas.

Loulé integra esta acção com o “Loulé Criativo”, um projecto multidisciplinar que tem como objectivo o desenvolvimento da identidade local ligada à tradição do artesanato, tendo como território a Zona Histórica de Loulé. Numa altura em que o programa encontra-se a meio da sua 2ª fase, a Autarquia continua a apostar nas acções que nele se encaixam, como é o caso da recente inauguração da Oficina de Olaria.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728