O Auditório do NERA, em Loulé, vai acolher, no próximo dia 22, uma conferência sobre o «Sector Agrícola no Algarve».

Os trabalhos iniciam-se pelas 9h30, com as intervenções de do presidente do NERA; do vice-presidente da Câmara de Loulé, Pedro Pimpão, e do Director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino.

A fase seguinte do evento fica por conta dos professores universitários João Guerreiro, Maria Belém Freitas e Manuela David. João Guerreiro faz uma apresentação da estrutura e conteúdos dos trabalhos, Maria Belém Freitas apresenta uma exposição sobre o «Sector Agrícola no Algarve – Situação do Sector (1986-2017)» e Manuela David fala sobre «Produtividade Primária Potencial».

O primeiro painel temático é dedicado ao Pomar Algarvio. Moderado por João Guerreiro, conta com as intervenções de José Graça, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e de Leonor Martins, da empresa Viveiros Monterosa.

Depois de uma pausa para almoço, os trabalhos recomeçam pelas 14 horas, com um painel sobre Floresta, Caça e Pecuária. É moderado por Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, e contará com as exposições de José Rosendo, ex-Autoridade Florestal Nacional; Vítor Palmilha, da Federação de Caçadores do Algarve e de João Cassinello Dias, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Pelas 14h45 deverá ter início o painel sobre Fruticultura e Vinha, com as intervenções de Horácio Ferreira, da CACIAL; Carlos Gracias, da Comissão Vitivinícola do Algarve e do empresário Luís Sabbo.

O último painel é sobre Horticultura, Pequenos Frutos e Outros e contará com as participações de Humberto Teixeira, do Grupo Hubel/Madre Fruta e de Mário Reis, da Universidade do Algarve.

Pelas 15h15 são apresentadas as conclusões da conferência, por João Guerreiro.

A sessão de encerramento, a ter lugar pela 17h30, fica por conta de Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve;
Jorge Botelho, Presidente da AMAL ; Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve e Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Partilhar: