O processo de tomada de posse dos autarcas eleitos para o próximo mandato nos 16 concelhos algarvios já arrancou. O ‘pontapé-de-saída’ foi dado em Faro e logo com uma surpresa: Luís Graça (PS) foi eleito presidente da Mesa da Assembleia Municipal, batendo Cristóvão Norte (PSD).

Como é da praxe, na primeira sessão daquele órgão, os elementos que o compõem fazem uma votação interna para eleger o líder da Assembleia ao longo do mandato. Cristóvão Norte partia em vantagem, uma vez que a coligação pela qual concorreu, “Faro no Rumo Certo”, conta com um total de 14 elementos contra apenas 12 do PS.

Acontece que este tipo de escolhas faz-se por voto secreto e, após a contagem dos votos, verificou-se que Cristóvão Norte não fez o pleno da sua bancada, só conseguiu 13 votos, enquanto que Luís Graça obteve o apoio de 14 membros da Assembleia, pelo que foi eleito para o cargo, no qual foi, desde logo, empossado.

A tomada de posse seguinte é a dos eleitos em Lagos, que está agendada para a tarde (17H30) desta Quinta-feira, no Centro Cultural local.

Na Segunda-feira, dia 16, idênticas sessões vão ocorrer no Espaço Guadiana, em Alcoutim, pelas 17 horas; no TEMPO, de Portimão, a partir das 21 horas; no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, à mesma hora, e ainda no Salão Nobre da Câmara de Aljezur.

Na Terça-feira, dia 17, tomam posse os eleitos em Lagoa (Auditório Municipal, pelas 18 horas), Vila Real de Sto. António (Centro Cultural António Aleixo, à mesma hora), Tavira (Cineteatro António Pinheiro, também às 18 horas). Ainda no mesmo dia, mas pelas 19 horas, tomam posse os eleitos de Albufeira, numa sessão a ter lugar no Auditório Municipal.

Na Quinta-feira, dia 19, pelas 11H30, há a tomada de posse dos autarcas de Vila do Bispo (Centro Cultural) e, no dia seguinte, a de Silves (17 horas, no Salão Nobre da Câmara).

A sessão que formaliza a entrada ao serviço dos autarcas de Olhão decorre no dia 23, Segunda-feira, pelas 21 horas, no Auditório Municipal.

 

Partilhar: