Câmara de Lagos quer manutenção da quota da pesca de sardinha


O Município de Lagos aprovou, na última reunião do seu executivo, uma moção na qual defende a manutenção, em 2019, da quota estipulada para a pesca da sardinha que vigorou este ano e o aumento do apoio e financiamento aos pescadores através do programa comunitário MAR 2020.
Com esta tomada de posição, Lagos junta-se às que foram recentemente assumidas Municípios de Peniche e da Nazaré que já tinham feito aprovar nos seus órgãos semelhante moção.
Em comunicado, a autarquia diz que “a decisão teve como fundamentos, entre outros, o conhecimento de estudos objetivos e credíveis que evidenciam aumentos muito relevantes no que se refere à biomassa da sardinha na nossa costa, assim como a defesa dos hábitos alimentares e culturais enraizados na gastronomia dos portugueses e a preocupação com a salvaguarda do equilíbrio socioeconómico no seio da comunidade piscatória, tão importante na economia local, regional e nacional”.
No documento destaca-se, ainda, “a tradição que Lagos tem relativamente à pesca tradicional e à indústria conserveira, patente na ainda existente Arte da Xávega (a que o Município também declarou o seu apoio), a que se soma um ressurgir da indústria com a implementação no concelho da maior fábrica de congelados de pescado e moluscos da Península Ibérica”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

contratos-programa_redes

Município de Silves atribuiu um total de meio milhão de euros a instituições e associações locais no âmbito dos programas de apoio municipais

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728