Vão decorrer em Lagoa, nos próximos dias 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta-feira), as IV Jornadas de Enoturismo.

Esta iniciativa é uma organização conjunta do Município de Lagoa, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), e conta com o apoio do Turismo do Algarve (ERTA) da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e da Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo a nível mundial (AENOTUR)

Os objetivos destas jornadas visam o reforçar da ligação do setor vinícola ao setor turístico, avaliar o contributo do enoturismo enquanto complemento da oferta turística, apresentar boas práticas e casos de sucesso, assim como debater as oportunidades para o setor envolvendo diversos atores.

As Jornadas iniciam-se nas instalações da Adega Cooperativa Única, no dia 12, pelas 9 horas, com a sessão inaugural a ficar por conta de Luís Encarnação (presidente da Câmara de Lagoa), Sara Silva (presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve), João Fernandes (presidente da Região de Turismo do Algarve) e Alice Saraiva (presidente da Única).

De seguida, José Arruda, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, vai fazer a apresentação do projeto enoturismo.pt. Depois, Cláudia Almeida, da Universidade do Algarve, falará sobre «O turismo culinário e enológico».

A intervenção seguinte ficará a cargo de Ângelo Machado, presidente da Rota dos Vinhos de Portugal, que apresentará o exemplo das Rotas de Vinho da Península de Setúbal.

A partir das 11h30, a comitiva fará o percurso em direção à Quinta das Capinhas, em Porches, para uma visita técnica,  seguindo-se o almoço no hotel Água Hotels Riversidade, situado no Parchal.

O primeiro dia de atividades ficará concluído com mais uma visita técnica, desta vez à Quinta dos Vales (Estômbar), onde será apresentado o projeto «Bottle Blending Experience».

No dia 13, sexta-feira, o ponto de encontro é o Auditório Carlos do Carmo, de onde os participantes partirão para mais duas visitas técnicas, a primeira à Quinta da Palmeirinha (Lagoa) e a outra à Quinta do Canhoto (Albufeira).

O programa integra, ainda, com um almoço regional harmonizado com vinhos da região, no restaurante Charneco (Estômbar), e uma prova cega de vinhos, a cargo do sommelier Miguel Martins, a ter lugar no hotel Tivoli Carvoeiro.

Partilhar: