A Câmara de Albufeira vai lançar concursos públicos para a construção de cerca de centena e meia de habitações social a custos controlados.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, José Carlos Rolo, na tradicional Mensagem de Ano Novo aos Munícipes. O autarca disse estar prevista a construção “a construção de 40 novas frações em Paderne, 38 em Albufeira e 70 em Fontainhas, Ferreiras”.

A aposta no setor da habitação social passa pela aquisição, por parte da Câmara, de imóveis prontos a habitar, construção de novos fogos de habitação municipal, compra de terrenos para construção, criação do “Programa de Renda Condicionada” e do “Programa de Arrendamento Jovem”.

Entre as diversas outras empreitadas projetadas para 2020, o autarca destacou a construção do Crematório, no cemitério novo de Albufeira, “uma realidade necessária para o concelho e para a região”; a requalificação da rede viária de todo o concelho, com destaque para a Av. Sá Carneiro, Rua António Aleixo, Rua do MFA; e o alargamento da rede de saneamento básico à zona norte de Paderne, num projeto que ronda os 5 milhões de euros.

A Câmara adquiriu um terreno perto da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, com 30 hectares, para a construção de um Parque de Feiras e Exposições Multiusos, que permita a realização de eventos de várias naturezas. Isto porque, justificou o autarca, “Albufeira não é só turismo e é necessário apoiarmos outro tipo de atividades, como por exemplo a agricultura e a indústria”.

Os parques desportivos irão continuar a ser alvo de requalificação e ampliação, uma vez que “os espaços começam a ser reduzidos para o número de praticantes, que tem aumentado nos últimos anos. Isto significa que os clubes têm feito um excelente trabalho de angariação de atletas, o que é muito importante para a nossa juventude”.

Nessa área, José Carlos Rolo relembrou que será implementado brevemente um Conselho Municipal da Juventude e acrescentou que será reativado o Conselho Municipal da Educação e que o Conselho Municipal do Turismo já reuniu pela primeira vez.

Partilhar: