Joaquim Costa e Ricardo Sena são os convidados deste mês do Beta Talk Portimão, uma iniciativa mensal que coloca empresários e empreendedores a falar sobre as suas experiências e desafios profissionais.

Joaquim Costa é co-fundador e CEO do projecto Guestbind e Ricardo Sena co-fundador e CEO da WKT–Sistemas de Informação, ambos instalados na Startup Portimão, que funciona em pleno Autódromo Internacional do Algarve, local onde vai ter lugar esta Beta Talk, no Sábado, a partir das 15 horas.

Há ainda o bónus dos participantes serem desafiados a participar numa corrida de “karts”, a ter lugar no Kartódromo Internacional do Algarve. Para além disso será realizada uma visita guiada à incubadora Startup Portimão, especialmente direccionada para as “cidades inteligentes” (smart cities), nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida e que, neste momento, acolhe desde já nove projectos.

Joaquim Costa nasceu no Porto, mas viveu quase toda a sua vida entre Lisboa e Portimão. Aluno do 2º Ano de Gestão na UALg, esteve sete anos ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa. Após deixar a vida militar decidiu empreender, o seu primeiro projecto foi a Unitalents – startup de recrutamento e selecção de talentos universitários através de uma plataforma online, onde é co-fundador e CEO.

Neste momento está na fase final de desenvolvimento da Guestbind – Software de comunicação em tempo real entre hóspedes e hotéis através de comunicação inteligente e inteligência artificial, onde tem previsto lançamento oficial no início de Janeiro de 2018. 

Ricardo Sena nasceu em Lisboa, onde viveu até 2003, ano em que se mudou para o Algarve e passou a residir em Portimão. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, tem desenvolvido a sua actividade profissional na área dos Sistemas de Informação Geográfica.

Começou por trabalhar numa das primeiras empresas de sistemas de informação geográfica em Portugal, a GeoVisão e após a conclusão do curso, ingressou nos quadros do município de Loures, iniciando assim uma carreira de duas décadas na administração pública, sempre ligada às àreas da gestão territorial e dos sistemas de informação geográfica com passagens pelos municípios de Odivelas e Albufeira. 

Em 2015, com o seu amigo Frédéric Lehodey, fundou a WKT-Sistemas de Informação, empresa vocacionada para o desenvolvimento de soluções e prestação de serviços no domínio dos sistemas e tecnologias de informação geográfica. Nos seus poucos anos de existência, a WKT tem vindo a conquistar o seu espaço a nível nacional no mercado dos SIG, contando desde já como seus clientes os municípios de Faro, Portimão e Alcácer do Sal, a Universidade de Évora, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Agência Portuguesa do Ambiente.

A participação no Beta Talk é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que deve ser feita através deste link

 

Partilhar: