A Startup Portimão está quase a festejar o seu primeiro ano de existência. Foi em 10 de Agosto de 2017 que o espaço  foi oficialmente inaugurado e as expectativas que existiam na altura “foram superadas”, diz o responsável máximo pela sua gestão, Luís Matos Martins.

Destaca, sobretudo, “a rapidez com que conseguimos ter empreendedores interessados em ir para a Startup Portimão” e com que a incubadora se tornou conhecida no panorama nacional, contando, actualmente, com dezena e meia de empresas. Para isso terá contribuído o facto de se sentir que “havia necessidade de ter uma incubadora no Barlavento com esta dinâmica e, concretamente, virada para as cidades inteligentes“.

Outro elemento importante de atracção resulta da Startup Portimão estar instalada em pleno Autódromo Internacional do Algarve, situação que, só por si, potencia um conjunto importante de contactos, sinergias e apoios.

Para além de tudo isto, “o nosso trabalho também tem ajudado, temos levado uma série de iniciativas interessantes à Startup Portimão, como o 1º Bootcamp de Empreendedorismo ou uma semi-final do ‘Get in the ring’, que colocou vários empreendedores num ringue de boxe a competirem entre si para chegar à final nacional do concurso”.

Para os próximos tempos, um dos principais desafios que se coloca a Luís Matos Martins e à sua equipa é a consolidação da Startup Portimão,”através de iniciativas que tragam até nós empreendedores nacionais e internacionais e do desenvolvimento de um programa de aceleração de empresas”.

A curto prazo, também tencionam lançar “um guia para o empreendedor e investidor, em português e inglês, com todo o tipo de informações de que necessitem para rapidamente concretizarem a instalação das suas empresas e de investimentos no concelho”.

Mas como não pretende que a Startup fique fechada nas suas quatro paredes físicas, a equipa vai desenvolver iniciativas mais abrangentes, fora das suas ‘portas’, direccionadas às crianças e jovens, procurando transmitir-lhes, desde muito cedo, o ‘bichinho’ do empreendedorismo. Este é um trabalho que vai ser desenvolvido em conjunto com as escolas do concelho de Portimão.

Partilhar: