As soluções inovadoras da ACIN

A ACIN iCloud Solutions é uma empresa tecnológica que fornece uma vasta gama de serviços, que vão da facturação electrónica ao pagamento de estacionamento a partir do telemóvel ou tablet, entre muitos outros. Para saber um pouco mais sobre as soluções diversificadas e inovadora da ACIN falámos com um dos seus responsáveis, Eduardo Gonçalves.

O Algarve (OA) – Qual a origem da empresa? Como nasceu e se desenvolveu? 

Eduardo Gonçalves (EG) – Nasceu em 1996, vocacionada para a formação e acompanhamento na área de gestão autárquica e informática, esta última basicamente a ensinar como se “trabalhava” com um computador, imagine-se lá!

Passado uns anos lançámos novos desafios à equipa e começámos a desenvolver software, pois era algo que nos faltava e que nos permitiu uma melhor entrega de valor aos nossos clientes – todos eles alojados na Cloud.

OA – Que tipo de produtos e serviços prestam? 

EG – Temos produtos que vão desde a Gestão Clínica, Contratação Pública (em ambos somos líderes de mercado) aos Pagamentos MB e VISA e Gestão de estacionamentos, entre outros.

OA – Quais são os mais inovadores? 

EG – Neste momento, os que reflectem maior inovação são, sem dúvida, o iParque e o iGEST. Com o primeiro fazemos tudo para que as Smart Cities se tornem SMARTER e com o segundo a facturação electrónica “casada” com diversos serviços agregados como gestão documental, emissão de referências MB, gestão de clientes, etc.

OA – As novas tecnologias são cada vez mais utilizadas por empresas, empresários e cidadãos em geral, que sentem, por vezes, dificuldades em utilizar as possibilidades informáticas que hoje estão à sua disposição por não terem formação específica. As vossas aplicações e serviços têm isso em conta e são construídos de forma a serem utilizados de forma fácil por qualquer potencial utilizador ou é necessário um processo de formação? 

EG – Obviamente que temos certas soluções que necessitam formação devido às exigências e procedimentos legais que são obrigadas a seguir. De qualquer modo, a habituação é surpreendentemente rápida pois foram construídas para serem usadas por qualquer uma pessoa minimamente enquadrada. Como chegamos a isto? Apostando muito no serviço e acompanhamento presencial, é aqui que está o “ouro” – o feedback e sugestões de quem trabalha com as nossas soluções!

OA – Uma das vossas aplicações é o iParque Mobile, que permite realizar o pagamento de estacionamento a partir do telemóvel ou tablet. Onde é que pode ser utilizado? Há planos próximos de expansão? Pretendem alargar o modelo a outro tipo de pagamentos que não os de parques de estacionamento? 

EG – Neste pode ser usado em Loulé Centro e Vilamoura, Portimão, Lagos, Sintra, Cascais, Beja, Batalha, Aveiro, Arganil, Vizela, Matosinhos, Maia, Madeira, Açores, Ilhas Canárias, Sevilha, tal como outras cidades do país vizinho. O objectivo é expandir dentro e fora de Portugal.

Este mês lançamos o nosso próprio parcómetro – iParque Street (o primeiro a ser concebido, produzido e desenvolvido em Portugal), que permite ser configurado e personalizado conforme os requisitos da cidade: pagar transportes públicos, taxas municipais, entradas para concertos, restauração, enfim, temos uma grande área para explorar! Por poucas palavras, fazer muito mais do que um simples pagamento de estacionamento, permitirá contribuir para a pegada ecológica com funcionalidades como medição de UVs, CO2, Ruído, etc.

OA – Em que medida a vossa plataforma de facturação iGEST se distingue de outros sistemas? Que vantagens proporcionam aos vossos clientes? 

EG – Sempre tentámos entregar uma plataforma de facturação que fosse simples e que permitisse emitir uma factura em 3 passos.

É uma solução que disponibilizamos gratuitamente o 1º mês precisamente para deixar o comerciante à vontade em experimentar, sugerir, se sentir confortável com o que temos para oferecer. Também temos consciência que temos um preço competitivo e o facto de ser na Cloud traz mobilidade que faz parte do nosso dia-a-dia. A escolha por parte do Grupo Mota Engil é um exemplo.

OA – Como é que funcionam os sistemas idok (Software de gestão documental online) e iRH (Sistema de gestão de assiduidade de recursos humanos)? Que vantagens acrescidas fornecem aos seus utilizadores? 

EG – O iDOK permite que se deixe de ter o excesso de papel, gestão organizada dos documentos e rapidez no acesso a estes. A partir do momento que chega um documento à empresa, este é digitalizado e enviado para as pessoas responsáveis – o que já era feito com o papel mas agora de um modo mais rápido e estando na Cloud, o responsável tem logo acesso em qualquer parte do Mundo!
O iRH (vulgo “pica-ponto”) trata de gerir a assiduidade e consequentemente a produtividade de uma empresa, fundamental para empresas que se queiram afirmar no mercado!

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