A Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e a Universidade do Algarve organizaram, no âmbito do Algarve TechHub, oterceiroencontro informal que reuniu as Incubadoras do Algarve, públicas e privadas. O encontro realizou-se de forma remota, como uma sessão de cerca uma hora e meia, online.

Neste encontro, para além de representantes das incubadoras do Algarve, participaram também representantes da CCDR e IAPMEI. A agenda deste terceiro encontro informal foi especificamente pensada para estas circunstâncias,focalizando-se nasdificuldades associadas ao Coroanvirus e às problemáticas enfrentadas pelas incubadoras e incubadas.

A Algarve STP propôs uma agenda focalizada em três pontos principais: 1. Dificuldades registadas pelas empresas incubadas; 2. Medidas implementadas para cada incubadora; 3. Dificuldades ainda não ultrapassadas. Foi referido que todas tomaram medidas para reduzir o impacto junto das empresas e que todas reagiram com medidas para continuar, ainda de forma remota e com rotina,a atividade de dinamização para as empresas. Para uma eficiência de processo, esta reunião utilizou ferramentas de partilha online e de análise retrospetiva das ideias.

O objetivo final era criar uma dinâmica de entre-ajuda informal, troca de experiências e soluções que possam ser úteis para ultrapassar esta situação de crise. Por este fim, foi criado, também, um grupo específico whats app, aberto também à participação das incubadoras que não conseguiram assistir à reunião online. Para ser adicionados a este grupo whats app, é suficiente entrar em contacto com Algarve STP e dar autorização para este fim (ceo@algarvestp.pt).

Nesta sessão, a Start Up Portimão, anunciou o arranque do primeiro 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve para estimular o espírito empreendedor em tempo de pandemia, o qual se realiza já no dia 21 de abril.

Ficou agendada, uma quarta reunião, que se realizará a14 de maiode 2020, em Faro, se a situação da emergência o permitir, caso contrário, será realizada também no modelo de sessão remota. O encontro será, naturalmente, aberto também aos técnicos das incubadoras que não tiveram oportunidade de participar nos encontros anteriores e às entidades que manifestarem interesse e que operem neste âmbito.

A Associação ASTP é uma associação privada sem fim lucrativos que agrega associados públicos e privados. Presentemente, a Algarve STP conta com os seguintes associados: Universidade do Algarve, ANJE, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Portimão, DOCAPESCA, e Associação Algarve Evolution, estando previstas proximamente novas adesões. Este complexo tem como objetivo, entre os outros, o desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação do Algarve, baseada numa forte parceria estruturada entre associações, entidades e empresas.  A Algarve STP é a entidade que assume, na região, as funções de um Digital Innovation Hub, a quartaentidade reconhecida no país pela União Europeia, e tem como o objetivo a criação defortes ligações entre empresas e instituições de investigação científica, atuando a nível europeu e explorando as áreas da tecnologia.

A sessão foi organizada ao abrigo do projeto KCITAR, financiado pelo programa CRESC Algarve.

Partilhar: