AMAL aprova taxa turística

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou, hoje, a implementação de uma taxa no valor de 1,5 euros por turista, a aplicar ao longo de 8 meses, de março a outubro, apenas nos primeiros sete dias de estadia. As crianças até aos 12 anos ficam isentas de pagamento.

Pelas contas daquela entidade, a aplicação da taxa poderá vir a traduzir-se num receita anual estimada de 20 milhões de euros.

Esta é uma proposta que é feita às autarquias algarvias, as quais devem, agora, discutir e, eventualmente, aprovar a medida, bem como o respetivo regulamento da taxa turística. A AMAL espera que esse processo fique concluído a tempo da medida entrar em vigor a partir do dia 1 de março de 2019.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, Jorge Botelho, entende que “a introdução da taxa turística visa, de alguma forma, fazer com que o turista pague uma parte dos custos que os municípios suportam com e durante a sua estadia” e acredita que a medida não trará “quaisquer consequências sobre os fluxos de procura”.

A taxa municipal turística não vai incidir sobre os estabelecimentos hoteleiros, mas a sua liquidação e arrecadação deverá competir às pessoas singulares ou coletivas que explorem qualquer tipologia de empreendimento turístico ou alojamento local.

Parte da receita, que será posteriormente entregue a cada município, deverá ser depois canalizada para projetos supramunicipais com forte impacto no setor turístico e na região, de acordo com um plano previamente aprovado.

Entre outras possibilidades, a AMAL prevê intervenções nas áreas da Cultura, reabilitação do património e ações de promoção da região, num quadro a definir com um conjunto alargado de parceiros regionais.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

OC-9

Município de Lagoa iniciou a substituição da conduta adutora Lagoa – Estômbar – Calvário

subida gasolina

Preço médio semanal da ERSE subiu 0,4% para a gasolina e desceu 0,2% para o gasóleo

Arrancaram-esta-semana-os-trabalhos-de-diagnostico-e-limpeza-de-condutas-para-elaboracao-de-projeto-de-uma-intervencao-imediata-nos-coletores-de-esgotos

Rede de saneamento de Castro Marim reabilitada para aumentar qualidade da água tratada da ETAR para rega

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728