Alte, em Loulé, Cachopo, em Tavira, Paderne, em Albufeira e Parises em São Brás de Alportel foram pré-selecionadas como aldeias onde, nos próximos dois anos, se fará um trabalho de preparação para a sua candidatura ao título de “Aldeias de Portugal”.

“Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias autênticas e genuínas, com potencial turístico e que pretende preservar, valorizar e dar a conhecer a essência da vida nas aldeias, consolidando os valores culturais que as caraterizam e incentivando a partilha do estilo de vida dessas aldeias e dos seus habitantes, oferecendo aos visitantes uma experiência única de convivialidade e contacto com um Portugal autêntico.

A Associação In Loco, reconhecendo a potencialidade deste conceito – que tem provas dadas desde 2013 no norte e centro do país – juntou-se à parceria coordenadora da iniciativa “Aldeias de Portugal”, com o objetivo de dinamizar o alargamento desta rede nacional ao centro do Algarve.

As “Aldeias de Portugal” têm como missão:

– Reforçar o tecido demográfico das regiões mais isoladas, promovendo as Aldeias e capacitando a sua comunidade;

– Valorizar o Património Cultural dos Territórios;

– Consolidar a rede “Aldeias de Portugal”, alargando a sua representatividade a todo o território nacional

– Estimular o surgimento de oportunidades locais de negócio através da valorização, promoção e comercialização de produtos locais, eventos tradicionais e serviços turísticos baseados nas experiências vividas nas Aldeias de Portugal.

Após um convite generalizado a todos os municípios e freguesias integrados no território do Grupo de Ação Local “Interior do Algarve Central”, várias foram as pré-candidaturas recebidas pela Associação In Loco. A análise criteriosa e a limitação orçamental desta primeira fase, permitiram selecionar as 4 aldeias candidatas que melhor se adequam aos critérios, para que se possam posteriormente candidatar à classificação de “Aldeias de Portugal”: Alte, Cachopo, Paderne e Parises.

A parceria dinamizadora das “Aldeias de Portugal” vive um momento de celebração muito especial após a imagem promocional desta rede ter sido premiada nos “Graphis Design Annual 2021” com o rebranding das Aldeias de Portugal, coordenado pelo designer Paulo Marcelo.O resultado foi o redesenho de uma andorinha, símbolo da tradição, da saudade e do regresso a casa.Veja mais informações sobre o prémio: https://www.facebook.com/pmdesign.pt/

 

Associação IN LOCO

Partilhar: