Albufeira quer poupar 70% na factura da iluminação pública

A Câmara Municipal de Albufeira está a investir na substituição da iluminação pública convencional por tecnologia LED que permite poupanças no consumo, na ordem dos 70%.

De acordo com informação da autarquia, até agora, já foram substituídas 325 luminárias, distribuídas por algumas das principais artérias da cidade. Futuramente, prevê-se que esta tecnologia seja instalada em todo o território concelhio. Com esta iniciativa, a Autarquia pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de energia no concelho.

O vice-presidente da Câmara, e responsável por este pelouro, José Carlos Rolo, diz que as intervenções feitas até agora, a este nível, “implicaram um investimento municipal superior a 90 mil euros e representam uma poupança anual a rondar os 32 mil euros, prevendo-se o retorno do investimento em menos de 3 anos”.

Nesta primeira fase foram seleccionadas as luminárias de alta potência ou que se encontravam obsoletas, as zonas de trânsito misto (veículos e peões) e as com maiores défices de iluminação devido à depreciação natural da tecnologia utilizada (vapor de sódio de alta pressão).

A médio prazo, prevê-se “a substituição integral ou maioritariamente na zona urbana, onde o investimento é municipal, situação que será um pouco mais demorada nas restantes áreas do concelho que dependem da EDP”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728