Este sábado vai ser confecionada, em Albufeira, a maior cataplana do mundo. O recipiente de mais de 3 metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura, mais de 500 Kg de cobre trabalhado artesanalmente tem capacidade para cozinhar mais de uma tonelada de comida, num desafio que deverá levar a gastronomia de Albufeira a entrar no Guiness.

A cataplana começa a ser preparada no sábado, a partir das 18h30, junto ao espelho de água da Marina de Albufeira, e tem entrada livre para que todos os interessados possam apreciar uma das 7 maravilhas que compõem a Mesa de Albufeira. Será servida pelas 20h00 e a sua degustação custa 5 euros (inclui o prato e uma bebida), sendo que as receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Esta é uma das iniciativas de promoção da Mesa de Albufeira e Olhos de Água, presente na final do concurso 7 Maravilhas à Mesa, que se disputa no domingo à noite, no decorrer de uma gala que será transmitido pela RTP a partir da Praça dos Pescadores, em Albufeira.

A cerimónia que, como é habitual, vai ser apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato, tem como artista convidado Salvador Sobral. As portas abrem às 20h00 e o evento é aberto ao público e de entrada gratuita.

Aliás, no domingo, a emissão da RTP1 faz-se, na sua quase totalidade, a partir deste concelho algarvio. O programa “Especial Maravilhas” tem a praia dos Olhos de Água como palco, arranca pelas 11h30 e estende-se, numa primeira fase, até às 13h00. Regressa pelas 16h00 e vai até às 20h00.

A qualquer altura e até ao final da gala é possível votar nas mesas que foram apuradas para esta final. No que ao Algarve diz respeito, as que conseguiram o cobiçado ‘passaporte’ são as de Albufeira e Lagoa. Para votar na primeira deve-se ligar para o 760 107 022, enquanto que quem quiser que seja Lagoa uma das vitoriosas da noite tem à sua disposição o 760 10 70 46. O custo de cada chamada é 0,60€ + IVA.

Partilhar: