A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) pretende elaborar uma candidatura, até 30 de Março de 2018, junto do Programa Operacional “CRESC Algarve 2020”, a um projecto conjunto de formação-acção, que será financiado através do Regime de Auxílios de Estado (art.º 31º do Regulamento (EU) n.º 651/2014, de 16 de Junho) nos termos seguintes:

  • Uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida das majorações a seguir indicadas, não podendo a taxa global ultrapassar 70%;
  • Majoração em 10 pontos percentuais (p.p.) se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos;
  • Majoração em 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e em 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas.

Este projecto, que se prevê iniciar em Setembro de 2018 e terá uma duração de 12 meses, pretende colocar à disposição das empresas participantes consultores e formadores especializados nas áreas de gestão e organização, marketing, qualidade, estratégia empresarial, internacionalização, inovação, entre outras, de forma as ajudar a melhorar o seu desempenho em áreas essenciais para o seu desenvolvimento, nomeadamente:

  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e troca de boas práticas (mobilidade e troca de experiências);
  • Dinamização de acções de coaching e sensibilização para a relevância do uso de factores dinâmicos da competitividade.
  • Aumento da qualificação específica dos activos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;

O apoio em consultoria englobará a realização de um Diagnóstico de Necessidades nas empresas participantes e a definição de um Plano de Acção que as ajude a eliminarem os eventuais problemas e potenciarem as oportunidades detectadas. Para a Implementação do Plano de Acção que for definido em conjunto com os empresários/gestores, as empresas terão também o apoio dos consultores do projecto. A cada empresa participante será atribuído 110 horas de consultoria.

Para além do apoio em consultoria individualizada, este projecto englobará ainda a realização de Acções de Formação em áreas que se considerem “chave” para o cumprimento dos objectivos dos Planos Acção que forem definidos para cada uma das empresas participantes e para o aumento do desempenho global dos seus colaboradores. Cada empresa participante terá 90 horas de formação em sala.

O valor total do projecto por empresa participante é de 8.550,00 €, sendo este valor financiado de acordo com o definido anteriormente.

Todos os interessados deverão entregar a Ficha de Inscrição anexa à ACRAL, sito na Av. 5 de outubro, n.º 33, 8000-077 Faro, ou enviar por e-mail. Qualquer esclarecimento pode ser solicitado, durante as horas de expediente, no local ou pelos contactos:

Telefone: 289 887 130
Móvel: 919 195 567
E-mail: secretariadodirecao@acral.pt

A ficha de inscrição está disponível aqui.

Partilhar: