A importância económica do desporto em debate

Portimão recebeu, esta quinta-feira, 31 de janeiro, o Fórum Empresarial do Desporto. Nesta iniciativa, promovida pelos Territórios Criativos, pela LIDE Portugal, pela Câmara Municipal de Portimão e pelo ISMAT, debateu-se a gestão do desporto e a sua importância na economia local, nacional e global. Referindo-se ao facto de Portimão ser, este ano, Cidade Europeia do Desporto, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, garantiu que aquele concelho “vai deixar um legado ao movimento desportivo”.

No arranque da sessão, a presidente da Câmara, Isilda Gomes, referiu que “Portimão é sinónimo de desporto e tem condições para sê-lo cada vez mais”, enquanto que o responsável máximo do LIDE Portugal, Luís Flores, defendeu a necessidade de “encarar o desporto como fator de desenvolvimento e até como um meio de aferir a capacidade financeira e cultural de uma sociedade”.

Susana Feitor, atleta de marcha que participou em 5 edições dos jogos olímpicos,  desafiou os presentes a “falhar” e Paulo Pinheiro  destacou que o “Autódromo Internacional do Algarve é a maior vantagem competitiva de Portimão”, e que “as corridas são um negócio e o turismo à volta das corridas é um dos fatores que mais leva ao desenvolvimento das economias dos territórios”.

O panorama atual do desporto e a sua importância enquanto fator económico e as perspetivas de futuro para esta indústria em crescimento, foram temas desenvolvidos por Paulo Costa, da GlobalSports  que afirmou ser “fundamental medir o impacto mediático e económico e que para vencer é preciso querer”.

No Fórum Empresarial do Desporto marcaram ainda presença, André Reis, da Escola de Boxe de Portimão, António Cordeiro, da EnneaSport, Elisabete Rodrigues, do Sul informação, Jorge Araújo, do ISMAT, e o Gil Guilherme, do emjogo.pt.

Na sessão de encerramento, Teresa Mendes, vereadora do desporto da câmara municipal de Portimão, traçou o objetivo de criar “Mais desporto para todos”, e Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, fechou o Fórum Empresarial do Desporto afirmando que “é essencial promover a prática desportiva, não só pelas questões de saúde, mas também pelos benefícios económicos que esta atividade traz aos territórios. O desporto move pessoas, atrai pessoas e cria interação entre pessoas de vários territórios”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

contratos-programa_redes

Município de Silves atribuiu um total de meio milhão de euros a instituições e associações locais no âmbito dos programas de apoio municipais

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728