Comunicar, na base da sua essência, é colocar em comum!

A velocidade do nosso dia a dia, representa muitas vezes desafios na comunicação interna entre as equipas de trabalho de qualquer organização ou empresa!

Gostaríamos de ter tempo para estabelecer um diálogo maior, mas com a necessidade de concluir as tarefas atempadamente deixamos esse diálogo para mais tarde! Sendo que por vezes pode ser tarde de mais, colocando em risco a própria equipa e o BOM FUNCIONAMENTO da empresa!

Um ferramenta simples e prática que uso no meu trabalho como Coach de Negócios, é o WIFLE: What, I, Feel, Like, Expressing! Em português, a expressão “o que me vai na alma”, cabe perfeitamente neste conceito!

Inicio sempre uma Sessão de Coaching, com esta abordagem, pois nesses primeiros minutos, fica-se a conhecer o estado de humor da(s) pessoa(s) que temos à nossa frente e estudar o(s) seu(s) comportamento(s), permitindo uma comunicação mais assertiva!

A importância de uma comunicação ABERTA nas empresas transforma a fasquia da produtividade e acelera o estreitar das relações laborais, para o nível seguinte que pretendemos. Começa a haver mais SINERGIAS entre os Colaboradores!

A forte partilha sobre o que acontece no seio empresarial e igualmente alguns aspectos da nossa vida pessoal que podemos expor vai conduzir a um processo de aproximação entre TODOS! Clarificar melhor a nossa mensagem, torna mais eficaz a comunicação.

Desta forma a Equipa torna-se mais funcional desenvolvendo-se um ambiente favorável à produção e comunicação. Objectivos em comum é um outro factor que aproxima a comunicação numa equipa.

Trabalhar com o mesmo fim e com as estratégias certas proporciona essa ponte em comum!

O uso das palavras e conteúdos adequados numa mensagem de uma maneira construtiva e positiva pode potenciar a comunicação entre a equipa! Nunca esquecer que uma mensagem deve ter o seu retorno! Tem de haver feedback para que o esforço do emissor seja recompensado! O mais importante é que a mensagem passe sendo compreendida na sua totalidade, como podemos ver no quadro abaixo:

Esta imagem ilustra o processo da comunicação simplificado.

Criar efectividade na comunicação é um desafio constante, mas também pode ser planeado com um conjunto de estratégicas cirúrgicas e específicas que possibilitam alcançar os nossos objetivos.  

1 WIFLE Semanal, por exemplo à 2ª feira ou 6ª feira, proporciona o equilíbrio na comunicação com a sua equipa e aumenta o nível de coesão da mesma.

Vamos treinar o processo de comunicação! Experimentem esta prática ferramenta nas vossas empresa em conjunto com a vossa equipa e digam-me o resultado.

Dia 18 de Novembro no AIA – Autódromo Internacional do Algarve, vamos dar destaque a esta matéria no evento ActionMEETING: http://www.actioncoachportugal.pt/actionmeeting/

Está convidado(a) a participar e partilhar connosco as suas APRENDIZAGENS!

Continuação de uma EXCELENTE semana com EXCELENTES Negócios!

Leia AQUI outros artigos do autor

 

Partilhar: