A tecnologia conquista as empresas algarvias

O «Next.mov – Smart Region Summit» contou com um espaço de showroom, onde as empresas participantes tiveram oportunidade de se instalar em stands e, dessa forma, mostrar aos visitantes os seus produtos e serviços.

Ao longo dos dois dias, também se realizaram sessões no espaço da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no decorrer das quais alguns empreendedores foram convidados a fazer apresentações mais detalhadas das suas empresas.

Nesta iniciativa participou, também, o CRIA – Divisão de Empreendedorismo da Universidade do Algarve, que tem estado na base do surgimento de muitas empresas de base tecnológica.

Uma delas é a UNKN, apresentada pelo seu fundador Marcos Soares. Trata-se de uma startup, que presta serviços tecnológicos inovadores, nas vertentes do marketing e engenharia. O vídeo 360 e 360 3D é um dos serviços disponibilizados, sendo muito procurado na área do imobiliário. É que, referiu Marcos Soares, nos tempos que correm, há investidores que compram propriedades e imóveis sem sequer se deslocarem à região, pelo que utilizam esta tecnologia para os analisar e tomarem as suas decisões de negócio.

Igualmente gerada no CRIA foi a Easysensing. Uma das suas fontes de negócio, explicou o seu responsável, Sérgio Silva, passa por um sistema de análise de dados sobre, entre outros, elementos como a temperatura e humidade, que obtém a partir de uma série de sensores estrategicamente colocados num determinado espaço. É muito usado em habitações, mas também em aquaculturas ou estufas.

Estes são apenas dois exemplos de como, pelo menos, uma parte do universo empresarial algarvio tem vindo a evoluir, nos últimos anos, adquirindo uma forte componente tecnológica. 

Textos relacionados:

Mais 32 postos de abastecimento de veículos eléctricos no Algarve

Um euro de taxa turística para acabar de vez com as portagens na Via do Infante

Colocar a tecnologia ao serviço das pessoas 

“O Algarve tem que viver cada vez menos da sazonalidade”

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

File-4

Parque de Campismo Municipal de Faro já conta com nova oferta de tendas de glamping

CVM-2-2

O Município de Lagoa iniciou a substituição de mais uma conduta adutora, a Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

BRIX5833_B

Município de Alcoutim apoia diabéticos do concelho

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728