Atendimento ao Cliente ou Sessão de Terapia?

A ligação que Portugal tem com o Brasil remonta a muitos séculos atrás e a sua causa encontra-se marcada na história destes dois países.

Sim, os brasileiros são um povo alegre, expansivo, comunicativo, que samba por qualquer motivo. Entretanto, cada vez que um brasileiro por aqui aporta, ele sabe, no fundo do seu coração, que uma boa parte dele daqui vem. E essa alegria decerto está por aqui, nas terras lusitanas, algures.

Quanto mais se conhece este país, mais há que se admirar o passado destes homens destemidos que saíram em busca do desconhecido com a coragem de uma criança curiosa a procura de algo para brincar.

Todas as cidades de Portugal têm um rio, um mar, uma ligação com a água. No Planeta Água, os oceanos, pelos quais tenho o maior respeito e até um certo medo, devo confessar, foram desbravados por Portugal como se fossem um brinquedo de criança. Por esta coragem, o Brasil foi descoberto e só por isso já devemos uma enorme gratidão a este país. Nós existimos porque os portugueses foram valentes!

Entretanto, e surpreendentemente, Portugal é o país da Europa com a maior taxa de depressão e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para os EUA, segundo os dados revelados à Lusa pelo coordenador português da Aliança Europeia Contra a Depressão. E eu pergunto-me: O que desencadeou isso? Por que a melancolia impera onde deveria haver orgulho por ser quem se é?

Saber sobre a água para os portugueses é tão fácil quanto saber sobre a terra. E a prova está na nossa mesa, diariamente. A gastronomia portuguesa é algo de fazer inveja a qualquer país do mundo. Eles sabem onde colher, o que colher, quando colher e como fazer todos os alimentos deliciosos que podemos desfrutar de norte a sul.

O leitor deve estar a se perguntar: Mas o que isto tem a ver com atendimento ao cliente? Pois… e tem. Vou explicar-vos porquê.

Depressão e ansiedade andam juntas. Em pesquisa publicada no ARCHIEVES OF GENERAL PSYCHIATRY, em Junho de 2007, um estudo com 1.037 pessoas revelou que 72% dos que tinham ansiedade tinham também depressão e 48% dos que foram diagnosticados com depressão permanente também tinham ansiedade.

Ok, Daniela, mas eu ainda não percebi a ligação disso com o atendimento ao cliente. O que acontece, meu amigo, é que entre os sintomas da ansiedade e da depressão, encontramos comumente a irritabilidade e o consumismo.

Imaginemos Portugal como um paciente depressivo que entra num consultório a pedir ajuda. O que faria o psicólogo? Não é preciso ser um estudioso da mente humana para saber que, nestes casos, a última coisa que se deve fazer é denegrir, apontar defeitos, ignorar a dor do outro, fingir que ele não existe. Agora imaginemos que todo o cliente que entra na vossa loja pode estar inserido neste índice alarmante de depressão que incide sobre o nosso país, o que convenhamos, há uma grande possibilidade de ser verdade.

Acho que agora o leitor começa a perceber a importância de um bom atendimento para o seu país.

“Apenas uma vida para os outros merece ser vivida”

Esta frase só podia ter vindo de Albert Einstein, o dono de uma mente brilhante.

Vejo várias formações de atendimento ao cliente com ferramentas de coaching maravilhosas para que o vosso funcionário atenda bem e penso: não deve ser muito difícil para alguém que lida com o público diariamente saber como atender bem o responsável pelo seu salário.

A questão é: nós precisamos ir à causa do problema. Quiçá o funcionário que está a atender também se encontra neste índice cruel de depressão e ansiedade de Portugal. Afinal, ele é um português! E se ele não se encontra, pode estar cansado de ouvir desaforos de clientes depressivos e ansiosos, por conseguinte, irritados e impacientes.

E aí eu preciso dizer uma coisinha sobre depressão. O depressivo não vê sentido na vida. Portanto, nenhuma ferramenta  mega blaster fantástica vai fazer diferença por mais de uma semana se a pessoa que trabalha com o público não entender a importância da missão dela no país em que ela vive.

Todo aquele que desempenha a função de atender o consumidor corre o risco de estar a perder excelentes oportunidades de ser útil para uma nação simplesmente por não ter parado para pensar na sua missão de vida.

Em qualquer actividade que exercemos há oportunidade de servir. Por mais humilde que seja a profissão, ela é por demais valiosa no conjunto social em que nos encontramos. Ilhas imensas surgem nos mares, construídas por humildes ostras. Oceanos volumosos são nada mais do que gotinhas de água.

A parcela de cada um no mundo é de grande relevância. Portanto, trabalhar com disposição é acto de nobreza.

Já que estamos a falar de mentes brilhantes neste artigo, lanço mão de mais uma porque todo bom terapeuta TEM QUE SER um bom ouvinte

Dica do dia: OUÇA O SEU CLIENTE! Seja um terapeuta para cada criatura que entrar no seu comércio e terá prestado um excelente atendimento ao cliente, além de contribuir para o bem estar da nação que o acolhe diariamente!

Procure dar o mais que puder…

Uma boa palavra…

Um sorriso…

Um gesto de incentivo…

Um pensamento generoso…

E haverá de sentir uma grande verdade: é melhor dar do que receber!

Se deseja saber se os seus funcionários sabem ouvir os clientes, se estão a prestar um atendimento de excelência, se deseja formá-los para que adquiram esta propriedade, ou mesmo se deseja saber como os seus concorrentes trabalham, contacte-nos e teremos prazer em ser os seu parceiro de trabalho para os programas que medem a experiência do consumidor.

 

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